33.º Congresso Cooperativo mundial da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)
Decorreu em Seoul, no início de dezembro, o 33.º Congresso Cooperativo Mundial da ACI no qual mais de1700 pessoas de todo o mundo debateram e trocaram experiências em torno do tema “Aprofundando nossa identidade cooperativa”, numa iniciativa de formato híbrido com participação presencial e/ou virtual.
Este Congresso pretendeu contribuir para que o movimento cooperativo explorasse a sua identidade como forma estruturante de construir um futuro mais seguro. A partir da atual crise global, as discussões procuraram aprofundar a identidade cooperativa, examinando seus valores, fortalecendo sua atuação, comprometendo-se com seus princípios e vivenciando suas conquistas.
Encontrará AQUI uma extensa entrevista de Ariel Guarco, Presidente da ACI, ao Diário Económico Argentino Ámbito após este extraordinário Congresso (“La resiliencia del modelo cooperativo ha sido determinante para dar respuesta a la pandemia”).
Apresentação da CASES à comitiva de presidentes de Cooperativas de Crédito Brasileiras
Na sequência de uma ação de cooperação entre a OCB e a CASES, deu-se, no passado dia 17 de novembro um produtivo e muito interessante encontro entre a CASES e uma comitiva de Presidentes de Cooperativas de Crédito Brasileiras do Estado de São Paulo, composta por cerca de 35 dirigentes e na qual se incluía o Presidente do SESCOOP SP. Nesta sessão, o Presidente da CASES, Eduardo Graça, deu a conhecer o âmbito de atuação desta organização, a sua missão, eixos estratégicos e atividades desenvolvidas, prestando igualmente informação de carater geral sobre o ramo de Crédito no contexto do setor cooperativo em Portugal, tema este depois aprofundado pelo Responsável da Área Estatística da CASES, Eduardo Pedroso.
A apresentação da CASES resultou numa sessão bastante dinâmica e que suscitou diversas questões por parte da Comitiva permitindo, simultaneamente uma troca de experiências bastante salutar para todos os participantes.
O retrato do setor cooperativo apresentado pela CASES pode ser consultado AQUI.