Petição Dia Nacional do Mutualismo

By Notícias Comentários fechados em Petição Dia Nacional do Mutualismo



10.03.2016

Petição Dia Nacional do Mutualismo

Considerando a reconhecida e meritória importância da ação do movimento mutualista em prol da solidariedade e da segurança social em Portugal, a qual, de resto, se encontra espelhada em vários diplomas legais (o Código das Associações Mutualistas, a Lei de Bases da Economia social, entre outras), o Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas (UMP) pretende que esta comemoração seja oficialmente instituída e consagrada como Dia Nacional do Mutualismo. A determinação da data da sua instituição teve no seu escopo essencial considerar atualmente, e para tempos futuros, a importância da sua génese em Portugal. Posto isto, e atentando ao que o historiador Henrique Gama Barros relatou em “História da Administração Pública nos Séculos XII a XV”, foi no dia 08 de julho de 1297, em Beja, fundada a primeira Associação Mutualista, por iniciativa de “mercadores e outros homens bons” desta cidade, através da criação de uma confraria de beneficência, socorro mútuo e piedade.

Apesar de ter sido tradição desta União a comemoração do Dia do Mutualismo a 25 de outubro, dia em que, em 1975, se realizou o 1.º Plenário Nacional das Associações de Socorros Mútuos, pretende-se doravante que seja instituído oficialmente o dia 8 de julho como Dia Nacional do Mutualismo, considerando a génese e história do movimento mutualista e assim dar expressão oficial ao Movimento Mutualista que congrega, em todo o país, cerca de um milhão de associados e mais de dois milhões e meio de beneficiários, organizados num conjunto de associações de âmbito local e nacional.

Nestes termos, a União das Mutualidades Portuguesas, vem pela presente, rogar que colaborem neste nosso desígnio, assinando a Petição Pública através da qual se pretende a instituição e consagração do DIA NACIONAL DO MUTUALISMO a celebrar, anualmente, no dia 8 de julho, e a começar já em 2016.

Para tal, basta aceder ao site Petição Pública e assinar a petição da UMP, colocando o seu nome completo, e-mail e nº de CC/BI.

  • Share: