A Social Progress Imperative revelou, aquando do Dia Mundial da Terra, um estudo que apresenta os países que mais melhoraram os seus números no que toca à comparação entre a Sustentabilidade Ambiental e o Progresso Social, onde a organização considera fundamental para garantir a continuidade da justiça e ação climática.
Para este estudo, foi utilizado o método Just Transition Score (JTS), que contribuiu para medir e conectar ambas as parcelas, a da Sustentabilidade Ambiental e a do Progresso Social, ficando então como Sustentabilidade Ambiental do Progresso Social.
Este índice – Índice do Progresso Social, inclui as variantes de:
Emissão de carbonos per capita;
Pegada ecológica;
Esforço de Proteção da Biodiversidade.
Por fim, e após todos os desenvolvimentos para a investigação, concluiu-se, neste estudo, que Portugal é um dos 15 países que mais melhorou em termos de Sustentabilidade Ambiental do Progresso Social. Neste sentido, Portugal encontra-se no top 3 dos países que mais tiveram progresso social em 2022, e também se inclui na tabela daqueles que mais melhoraram no ranking de países entre 2011 e 2022, subindo 30 lugares, a maior subida depois da Croácia, com 57.
Para saber mais sobre este estudo, poderá consultar a página, aqui.