2021/2022 | 12ª Edição – 10ª Edição Porto / Área Transversal de Economia Social – Universidade Católica Portuguesa
Pertinência e Enquadramento
Não obstante o sucesso do curso após oito edições de funcionamento sem interrupções, foi altura de atualizar o seu plano de estudos e realizar a revisão do seu modelo de funcionamento, por forma a responder às necessidades dos seus futuros participantes e aos desafios atuais.
Desenhada a partir de uma prática diversificada no trabalho no terreno com ou em organizações de Economia Social, esta Pós-Graduação conta com outro ingrediente muito importante para o sucesso de qualquer projeto: uma equipa de trabalho qualificada académica e profissionalmente, multidisciplinar, muito coesa e motivada, cujos membros foram tecendo estas relações de trabalho em equipa ao longo de vários anos e em vários contextos. Uma outra componente que constitui a base sólida para este curso tem que ver com os parceiros: organizações de excelência nas áreas que tomaram a seu cargo e que disponibilizaram para a lecionação, docentes colaboradores com responsabilidades de topo na respetiva organização.
Objetivos
Esta Pós-Graduação está organizada de maneira a contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências:
- análise das especificidades económicas das Organizações de Economia Social, do seu contexto socioeconómicoe das implicações que daqui resultam para a sustentabilidade destas organizações;
- organização de processos de planeamento estratégico, marketing e accountability;
- gestão de pessoas numa perspetiva estratégica;
- compreensão da informação contabilística e do enquadramento jurídico e fiscal relevante para a atividade das Organizações de Economia Social;
- preparação, gestão e avaliação de projetos com base em metodologias participativas e potenciadoras de Inovação Social.
Número de vagas e critérios de seriação de candidatos
O curso de pós-graduação compreende um número máximo de 25 vagas.
Quando o número de candidatos exceder o número de vagas, os candidatos serão seriados com base no currículo académico e profissional. Poderá adicionalmente ser realizada uma entrevista, com o objetivo de conhecer as motivações do candidato para a frequência do curso de pós-graduação, bem como esclarecer elementos complementares à avaliação curricular. Quando marcada, a não comparência à entrevista poderá determinar a eliminação do candidato.
+ info