Prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento”

By Notícias Comentários fechados em Prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento”



13.10.2015

Prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento”

animar

Estão abertas as candidaturas ao Prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento”, uma iniciativa desenvolvida em parceria pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude I.P., (IPDJ I.P) e pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), de 15 de setembro a 15 de outubro.

De natureza simbólica, pretende-se com este Prémio homenagear as instituições de ensino secundário, associações e jovens que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de estudos, na realização de trabalhos escolares e implementação de projetos em domínios relevantes para o associativismo e para o desenvolvimento sustentável, nas áreas do desporto e da juventude.

Numa primeira edição, e atendendo ao contexto em que surgiu a iniciativa, o Prémio tem como destinatários/as instituições de ensino secundário, associações e jovens da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Tem como objetivos:
a) Sensibilizar os/as jovens para o reconhecimento do associativismo como forma de desenvolvimento local;
b) Promover a cidadania ativa dos/as jovens;
c) Fomentar a emergência de novas associações e dirigentes associativos.

Categorias:
1. “Inovação e Sustentabilidade”: visa premiar associações que se tenham distinguido pelo desenvolvimento de projetos com abordagens e soluções inovadoras e sustentáveis que promovam o envolvimento de jovens e a emergência de novas associações de jovens.
2. “Estudos”: visa premiar pessoas e organizações autoras de estudos e trabalhos no âmbito do associativismo, designadamente, trabalhos sobre desporto, cultura e/ou desenvolvimento sustentável, ou trabalhos transversais dentro do sector da juventude.
3. “Trabalhos Escolares”: visa premiar trabalhos da comunidade escolar, ao nível do ensino secundário e profissional que envolvam alunos/as e professores/as na vivência e difusão de teorias e práticas de associativismo e desenvolvimento local.

As associações referidas no ponto anterior incluem, designadamente, as seguintes:
a) Associações de estudantes do ensino secundário;
b) Associações juvenis, inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem;
c) Associações de Desenvolvimento Local associadas da Rede Animar;
d) Associações/Clubes de índole Desportiva, Cultural e Recreativa.

Prémios e menções honrosas
O Prémio consiste na atribuição de um apoio financeiro para o melhor projeto/trabalho em cada uma das três categorias, no valor de duzentos e cinquenta euros. O júri pode deliberar pela atribuição de Menções Honrosas em número a definir anualmente em função da qualidade das candidaturas a concurso.

Candidaturas
1. As candidaturas ao Prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento”, para este ano, têm de ser apresentadas diretamente pelas entidades ou pessoas candidatas e, nas categorias de trabalhos escolares, têm de ser apresentados pelas direções das respetivas instituições de ensino, entre 15 de setembro a 15 de outubro, para projetos a iniciar a 1 de setembro (início do ano letivo) e a terminar a 31 de agosto do ano seguinte (final do ano letivo).

2. Podem concorrer ao Prémio:
a) Na categoria de “Inovação e Sustentabilidade”, as associações cuja conduta no âmbito dos domínios referidos na alínea a) do Ponto 3 mereça destaque;
b) Na categoria de “Estudos”, quaisquer pessoas ou associações autoras de trabalhos editados, publicados nos Media ou produzidos em Instituições de Ensino Superior no âmbito das respetivas atividades curriculares, devendo ser acompanhados de tradução portuguesa aqueles que tiverem sido escritos em língua estrangeira;
c) Na categoria de “Trabalhos Escolares”, os trabalhos realizados por turmas ou grupos de alunos e professores do ensino Secundário que revistam a forma de trabalhos escritos, os projetos de criação de associações, assim como projetos de difusão comunitária da teoria e práticas do associativismo e do desenvolvimento local.

3. O formulário de candidatura deverá ser acedido e preenchido através do sítio do IPDJ, a partir da data de abertura de candidaturas, e os anexos deverão ser remetidos ao IPDJ, por via eletrónica, para o endereço [email protected].

Para efeitos de candidatura, ficha de inscrição e regulamento

  • Share: