O Ramo de Solidariedade Social engloba as cooperativas que têm por missão satisfazer necessidades sociais dos seus cooperadores, assim como promover a sua integração e apoio, em particular dando resposta às necessidades dos grupos mais vulneráveis. Este Ramo tem, assim, um papel muito significativo na coesão social e assegura um enorme contributo para a qualidade de vida da população portuguesa.
Porém, atualmente existe uma carência de estudos estatísticos orientados exclusivamente ao Ramo de Solidariedade Social, o que, por consequência, não permite conhecer com rigor as características deste Ramo e o seu posicionamento no Setor Cooperativo.
Nesse sentido, este relatório teve o objetivo de analisar o estado da arte da informação estatística disponível a respeito do Ramo Cooperativo de Solidariedade Social e realizar, pela primeira vez, uma análise da informação resultante do Portal de Credenciação associada exclusivamente ao Ramo de Solidariedade Social. Este levantamento de informação inédito constitui, atualmente, a ferramenta estatística mais completa e atual para observação e entendimento deste Ramo Cooperativo.