«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falamos sobre a Associação Amigas do Peito, uma associação que tem como principal objetivo dar apoio a pessoas que passam e já passaram pelo Cancro da Mama, doença de foro oncológico que afeta, na sua maioria, mulheres.
A Amigas do Peito encontra-se, fisicamente, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde, através dos seus projetos, pretende proporcionar um espaço de partilha de experiências, suporte informativo e acompanhamento personalizado às mulheres com Cancro da Mama.
Neste método, a Amigas do Peito também pretende garantir, através dos(as) voluntários(as), o apoio em todas as fases da doença, e também para os familiares da pessoa doente.
Nas suas instalações, a Amigas do Peito detém espaços para terapias complementares e apoio psicológico; um auditório para a realização das sessões e workshops que a Amigas do Peito proporciona.
Dentro dos projetos, a Amigas do Peito criou a Via Rosa, um atendimento que permite a qualquer doente solicitar ajuda em caso de dificuldade ou dúvidas relacionadas com o Cancro da Mama.
Para além da Via Rosa, todos os anos a Amigas do Peito organiza uma série de workshops e oficinas informativas para as doentes, que pretendem informar sobre a doença, e para além disso, pretendem também, no caso das oficinas, dar a conhecer novas competências, como por exemplo, azulejaria, ginástica e clube de leitura, entre outras.
A Amigas do Peito também realiza eventos de cariz recreativo, informativo e cultural, como por exemplo, o Encontro Outubro Rosa, que pretende também sensibilizar para a doença, no mês de outubro, que se considera o mês de prevenção e sensibilização ao Cancro da Mama.
Esta associação também trabalha com voluntários(as) nos diversos projetos que tem em plano, mas principalmente no apoio à doente com Cancro da Mama, onde a Amigas do peito considera que o Voluntariado é fundamental para aproximar as pessoas nestas condições.
Para saber mais sobre a Amigas do Peito, poderá consultar a sua página na rede social Facebook, aqui.