«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Esta semana falaremos sobre a Associação Mimi, uma instituição sem fins lucrativos sediada em Santo Tirso que, através dos seus projetos, pretende suprir a solidão dos idosos isolados.
A Associação Mimi nasce, oficialmente, em 2018, aquando de uma voluntária intergeracional que trabalhava nesta área dos idosos na comunidade local, decidindo assim criar o projeto de apoio aos idosos isolados na comunidade, e no país.
A Associação Mimi pretende proporcionar melhores condições de vida aos idosos, promovendo a dignidade e os seus direitos enquanto seres humanos, através dos seus projetos que envolvem voluntários(as), não fossem os(as) voluntários(as) uma peça essencial para o trabalho desenvolvido pela Associação.
Desta forma, a Mimi abraça projetos como:
– Miminhos e Companhia: Programa de Voluntariado de Proximidade, que tem como público-alvo o idoso em situação de isolamento. Neste programa, os(as) voluntários(as) fazem companhia ao idoso, em casa, nas idas ao supermercado, farmácia, entre outros.
– Mantém-te ativo: Projeto de desporto sénior, que se dirige ao idoso em situação de isolamento, em centros de dia ou lares.
– Linha Amiga: Programa de Voluntariado à distância, através de apoio telefónico, sempre que o idoso em situação de isolamento necessite desse apoio.
(…)
Com este projeto, a Associação Mimi pretende ser uma referência local e nacional em dar respostas sociais contra o isolamento social de idosos.
Para saber mais sobre a Associação Mimi, poderá consultar o seu site, aqui.