«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falaremos sobre o Centre for European Volunteering (CEV), uma organização europeia que promove políticas e programas para divulgar as boas práticas do Voluntariado entre os seus membros, na Europa.
O Centre for European Volunteering (CEV) é uma organização europeia, conhecida por ser a antiga European Volunteer Centre (até 2020).
Esta instituição nasceu em 1992, e considera-se a ligação entre mais de 60 organizações dedicadas à promoção e ao apoio de voluntários(as) e da prática de voluntariado na Europa, a nível europeu, nacional e regional.
Pretende ser uma instituição que divulga as boas práticas e os valores do Voluntariado na Europa, influenciando estas práticas através de programas, fundos e políticas de Voluntariado para todos os membros que fazem parte da rede do CEV.
A visão do CEV é a de promover uma Europa onde os(as) voluntários(as) são fundamentais para construir uma sociedade inclusiva, sustentável e coesa, baseada na solidariedade e na cidadania ativa.
A sua missão é a de garantir liderança conjunta, de forma a criar um ambiente acessível para o Voluntariado na Europa.
Os principais objetivos do CEV são:
– Garantir que o valor do Voluntariado de qualidade, bem como a sua expressão de solidariedade e de valores europeus são compreendidos, apoiados e celebrados;
– Construir programas e políticas, de acordo com o ambiente social europeu, que inspire e encoraje Voluntariado Europeu de Qualidade;
– Dar condições para a aprendizagem ativa de indivíduos e organizações que são ativas na sociedade e no Voluntariado;
– Fazer com que o CEV seja uma organização eficaz e eficiente.
Em suma, o CEV pretende ser uma conexão entre a Europa, os seus associados e o Voluntariado.
A CASES é membro do CEV.
Para saber mais sobre o CEV, poderá consultar o seu site, aqui.