«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falamos sobre a Confederação Portuguesa do Voluntariado, uma organização que se dedica à área do Voluntariado em Portugal.
A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) pretende, através da sua atividade, representar os(as) voluntários(as) de Portugal e as respetivas organizações promotoras de Voluntariado, no que concerne os seus domínios de atividade, e contribuir também para a defesa dos direitos e interesses dos mesmos.
Contando com 16 anos de vida, a CPV tem, atualmente, cerca de 40 organizações promotoras de Voluntariado associadas a si – estas, que detém vários objetos de atuação, a nível nacional.
Neste sentido, a CPV trabalha de forma a concretizar os seus principais objetivos:
– Representar os(as) voluntários(as) de Portugal;
– Preservar e atualizar a identidade do Voluntariado;
– Cooperar com as organizações e atuar na cooperação entre as organizações e outras entidades;
– Intensificar o papel do voluntariado na sociedade em Portugal.
A CPV realiza, ao longo do ano, diversas atividades de modo a divulgar o Voluntariado em Portugal. Estas, são algumas delas:
– Capital Portuguesa do Voluntariado: A CPV organiza a «Capital Portuguesa do Voluntariado», atividade que elegerá um município candidato para deter o título de Capital Portuguesa do Voluntariado, em 2024;
– Encontro Intermunicipal de Voluntariado: 2023 vai acolher a nona edição do Encontro Intermunicipal do Voluntariado, que terá parceria da CASES e este encontro serve para promover a colaboração e identificar uma «agenda de voluntariado local».
– Webinars CPV: A «onda» de webinars gratuitos começou na pandemia, e pretendem ser um espaço de conhecimento digital sobre a área do Voluntariado e sobre temas que tenham pertinência para a discussão e reflexão.
A Confederação Portuguesa do Voluntariado dedica-se, assim, ao envolvimento do voluntariado na nossa comunidade, na sociedade portuguesa.
Para saber mais sobre a CPV, poderá consultar o seu site, aqui.