«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falaremos sobre a Erasmus Student Network (ESN), uma organização não governamental sem fins lucrativos que nasceu após, em 1987, se criar o Programa Erasmus – uma experiência de mobilidade para estudantes, de forma a integrarem um programa internacional dentro do seu período de estudos.
Neste sentido, a Erasmus Student Network nasceu dois anos depois, em 1989, na Bélgica, após 32 estudantes de Erasmus terem avaliado a possibilidade da criação de uma associação que estivesse focada no apoio aos estudantes que estivessem em mobilidade internacional.
A ESN pretende, com este projeto que já está inserido em vários países da Europa, ajudar no enriquecimento da sociedade através dos estudantes internacionais, trabalhando em valores como a diversidade, cooperação, tolerância, paz e experiência e intercâmbio cultural, entre outros.
Em termos de projetos, a ESN, encontrando-se em vários países e várias cidades pela Europa fora, cada um destes núcleos gere os projetos de acordo com as necessidades, de forma a contribuir para o seu objetivo principal, o apoio e a inclusão de jovens estudantes fora do seu país de origem.
Em Portugal, a ESN está presente em várias cidades do nosso país, como Bragança, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco, Leiria, Tomar, Lisboa (onde também se encontra a sede da ESN Portugal), Évora e Faro.
No que concerne o voluntariado, a ESN trabalha com milhares de voluntários(as) em toda a Europa, onde o objetivo dos(as) voluntários(as) é contribuir para a inclusão dos estudantes que saem do seu país de origem e vão à procura de uma nova experiência de mobilidade internacional, através de vários projetos de cariz cultural, educação e inclusivo.
Para saber mais sobre a ESN, poderá ter acesso a toda a informação no site internacional, aqui.