Voluntariado: Um espaço a conhecer | Fundação AFID Diferença

By Voluntariado Comentários fechados em Voluntariado: Um espaço a conhecer | Fundação AFID Diferença

«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.

Na rubrica desta semana, falaremos sobre a AFID Diferença, uma Fundação com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como principal motor promover a igualdade, respeito e a dignidade humana nas pessoas com Deficiência, desenvolvendo a sua atividade na área social.

A Fundação AFID Diferença foi constituída em 2005, e foi instituída pela Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente (AFID), criando, neste primeiro intuito, a sua missão no apoio às Pessoas com Deficiência, nas suas famílias e na promoção do seu bem-estar.

Na sua atividade, a AFID reúne uma série de projetos que tem como principal objetivo apoiar a intervenção precoce, o Jovem com Deficiência e também no Apoio ao Idoso, como, por exemplo, através da criação de estruturas que garantam a reabilitação, saúde, educação e integração da pessoa com deficiência; a promoção e o despertar desta realidade na comunidade e desenvolver atividades para o seu público-alvo.

Neste momento, a AFID Diferença apresenta cerca de uma dezena de projetos que apelam à intervenção social, e neste sentido, enumeramos alguns dos mesmos:

– UADI, Unidade de Apoio ao Desenvolvimento Infantil: A UADI pretende ser uma resposta da instituição para a famílias, cuidando do bem-estar das crianças que aparentam algum tipo de necessidade especial e promover as suas competências, através de uma intervenção individualizada.

– Incorpora: O projeto Incorpora é um projeto que pretende fazer o acompanhamento da pessoa com deficiência no local de trabalho, permitindo o crescimento da inserção deste alvo a nível profissional, permitindo também que esta seja uma realidade.

Uma das formas que a AFID Diferença recebe apoio é ao permitir a entrada de voluntários(as) na sua associação. Neste sentido, todas as pessoas que tenham mais de 18 anos e que sejam residentes na zona da Grande Lisboa e com disponibilidade, podem ser voluntários(as), onde as tarefas são diversas, dependendo da área de intervenção.

Para saber mais sobre a AFID Diferença, poderá ler mais sobre a Fundação, aqui.

Para saber mais sobre como ser voluntário(a) nesta instituição, poderá ler mais sobre, aqui.

  • Share: