«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falaremos sobre a Fundação Eugénio de Almeida, uma instituição de direito privado e utilidade pública, que se encontra sediada em Évora.
Esta instituição tem como principal fim desenvolver atividades na comunidade dentro dos domínios cultural, educativo, social e espiritual, de forma a garantir o desenvolvimento humano, integral e sustentável na região.
A Fundação Eugénio de Almeida foi idealizada por Vasco Maria Eugénio de Almeida, em 1963, sendo uma pessoa que, durante a sua vida, se dedicou e dedicou a sua «fortuna» a causas nobres, sociais e ao desenvolvimento da cultura e da educação na sua cidade natal, Évora.
A instituição pretende manter os fins dos quais lhes foi atribuído através do planeamento de projetos, programas e atividades e no apoio e divulgação de outros projetos que tenham em vista os seus domínios de atuação, bem como a preservação e reestruturação do seu património, maior parte deste localizado em Évora.
Considerado um projeto institucional autónomo e independente, a Fundação Eugénio de Almeida pretende que as suas atividades tenham um impacto positivo e que dinamizem a comunidade na atuação dos domínios prevalentes nos seus projetos.
A Fundação Eugénio de Almeida dedica-se à difusão e à promoção das boas práticas do Voluntariado, não só através do seu Centro de Inovação Social, mas também através da organização de ações de voluntariado e da divulgação das mesmas, de forma a incentivar a comunidade a participar nestas ações que podem ser de cariz social, cultural, de proximidade e educativa, entre outras.
Para além do Voluntariado, a Fundação Eugénio de Almeida apresenta outros diversos projetos no que respeita os domínios principais de atuação. Seguem-se alguns exemplos:
– FUNDAR: O projeto FUNDAR pretende ser a ligação entre as fundações e o mundo empresarial para a promoção e valorização da Responsabilidade Social. Este projeto enquadra-se na parceria entre três fundações, portuguesas e espanholas, onde se pôde dinamizar a cooperação transfronteiriça para promover a colaboração interinstitucional no domínio da Responsabilidade Social das Organizações.
– Centro de Arte e Cultura: Lugar físico de difusão de práticas artísticas, onde se pretende divulgar a paisagem da arte contemporânea e a arte do «nosso tempo».
– O Serviço Educativo quer saber… – Projeto educativo dedicado às crianças, onde elas respondem uma série de questões sobre o que pensam em algumas temáticas das exposições do Centro de Arte e Cultura.
Para saber mais sobre a Fundação Eugénio de Almeida, poderá consultar o seu site, aqui.