«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falaremos sobre a Liga Portuguesa contra o Cancro, uma Associação Cultural e de Serviço Social, declarada de Utilidade Pública, que tem como principal mote sensibilizar para a questão do cancro, uma doença que afeta milhares de pessoas em Portugal.
Foi em 1931, numa época onde as doenças oncológicas estariam cada vez mais presentes na sociedade, que um grupo de senhoras criou a chamada Comissão Iniciativa Particular de Luta Contra o Cancro, onde desenvolveram um trabalho inovador de ideia de prevenção ao cancro e de promoção à saúde. Neste sentido, várias pessoas influentes na época iam-se aliando a esta causa.
E assim, dez anos depois, é fundada a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), por proposta do Professor Doutor Francisco Gentil, que assentaria em dois princípios fundamentais: a Humanização e a Solidariedade.
E é neste sentido que a LPCC nasce e desenvolve o seu trabalho atualmente, assumindo-se como uma entidade de referência nacional, onde preza atividades que desenvolvem a sua principal missão: o apoio ao doente oncológico e à sua família, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estímulo à formação, sensibilização e investigação em oncologia.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro reúne, anualmente, uma lista de atividades que faz acontecer para que a sua missão seja cumprida e que varia a cada ano. Aqui apresentamos algumas das atividades que são desenvolvidas:
– Peditório Nacional: O Peditório Nacional reúne centenas de voluntários(as) para angariar fundos para que a Liga Portuguesa Contra o Cancro tenha os meios suficientes para realizar as suas atividades anuais.
– Formação Avançada em Oncologia: O Núcleo Regional do Norte da LPCC realiza uma formação avançada em Oncologia, destinada a profissionais de saúde e profissionais, em regime pós-laboral e presencial, que terá uma duração de 226 horas e que pretende ser um meio para adquirir um maior número de conhecimento sobre esta área.
– Apoio Social, Psicológico, Emocional, Jurídico, Informativo e Ocupacional: A LPCC presta todo o tipo de apoio aos doentes oncológicos e às suas famílias, através da realização de atividades que tenham em vista o apoio e a melhoria nestas áreas.
– Voluntariado: A LPCC realiza ações de voluntariado hospitalar, comunitário e de competências para, não só dar apoio aos doentes oncológicos e aos seus, mas também para trazer um espírito de cidadania ativa e de entreajuda na comunidade.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro está em todo o território nacional, sendo que a sua sede se encontra em Lisboa.
Para saber mais sobre a LPCC, poderá consultar o seu site, aqui.