«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falaremos sobre a Passo Positivo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e uma associação sem fins lucrativos que visa responder a problemas de cariz social em Portugal, através da promoção do exercício da cidadania.
A Passo Positivo nasceu em 2010 através de um grupo de amigos(as) que tinham como preocupação dar resposta a desafios sociais. A Passo Positivo nasceu uma associação sem fins lucrativos, que, mais tarde, foi reconhecida oficialmente como uma ONGD.
Através dos vários projetos incentivados e criados pela Passo Positivo, esta associação, que atua mais concretamente na zona do distrito do Porto, já teve oportunidade de celebrar 12 754 horas de Voluntariado; garantir cerca de 192 013 fraldas doadas e 275 casas seguras, e por sua vez 2 651 famílias felizes.
Como já entendido, a Passo Positivo tem um envolvimento significativo na comunidade e no Voluntariado. Desta forma, apresentam-se estes como alguns dos projetos desenvolvidos pela Passo Positivo:
– Humanitus: Pretende ser um projeto de capacitação para a ação humanitária, onde, através de um projeto de formação para voluntários(as), pretende ser uma mais-valia para as pessoas humanitárias portuguesas, e, por sua vez, aumentar a eficácia humanitária dos atores.
– Vizinhos: Um projeto com a principal finalidade de prevenir acidentes domésticos e quedas por pessoas com dificuldades de locomoção e/ou de mobilidade reduzida. Com este projeto, pretende-se aumentar o acesso da população carenciada a recursos e ajudas técnicas para a prevenção destes acidentes.
– Banco de Fraldas: Pretende facilitar o acesso a fraldas e produtos para incontinência, acreditando que estes produtos são fundamentais e tem um grande impacto na qualidade de vida das famílias carenciadas, promovendo o bem-estar, saúde e higiene destas pessoas.
Por fim, a Passo Positivo pretende «fazer o que faz falta», através da sua comunidade e fomentando o Voluntariado na sua instituição.
Para saber mais sobre a Passo Positivo, consulte o seu site, aqui.