«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falaremos sobre a Pedalar sem Idade, uma associação sem fins lucrativos que se dedica exclusivamente à faixa etária sénior.
A Pedalar sem Idade começou por ser um movimento, «Cycling without Age», fundado em 2012, na Dinamarca, por Ole Kassow.
Ole Kassow começou esta ideia no dia em que alugou um trishaw e o colocou em frente de um lar, para levar os utentes a passear. E assim nasceu a Pedalar sem Idade, que rapidamente se expandiu em vários países, tendo agora uma equipa de gestão também em Portugal.
A Pedalar sem Idade Portugal é, tal como dito, a principal entidade que trata da gestão do movimento em Portugal (à excepção do movimento na cidade do Porto).
Assim sendo, a Pedalar sem Idade já expandiu o movimento em Portugal em cidades como Lisboa, Porto, Guimarães, Cascais, Almada, Castelo Branco e Castro Verde.
O principal objetivo da Pedalar sem Idade é tal como Ole Kassow o desenhou: com um trishaw (bicicletas adaptadas), voluntários(as) levam idosos e idosas a passear pelas ruas, dando-lhe alegria de viver, empoderando as relações humanas e criando bem-estar, tanto no voluntário(a) como no idoso(a). É dar o direito ao vento nos cabelos.
O voluntariado está presente na Pedalar sem Idade, tendo em conta que os trishaws são guiados por voluntários(as) e são eles(as) que levam os idosos(as) a passear.
Para conhecer mais sobre a Pedalar sem Idade, poderá consultar o seu site, aqui.