«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, damos a conhecer o Porta 55+, um projeto que tem vindo a crescer na matéria da ação e solidariedade social com idosos(as), e para idosos(as).
O Projeto Porta 55+ nasce do Centro Social e Paroquial de Mindelo, uma IPSS sem fins lucrativos, designada para a ação social, e pretende ser uma solução para um problema, que já há muito era observado: o isolamento social. Deste modo, o principal objetivo é combater a solidão e o isolamento social.
Como funciona?
O público-alvo do projeto é, claramente, idosos com mais de 65 anos, reformados, sem rede de apoio ou em solidão na maior parte do seu dia.
A diferença é que, o(a) voluntário(a) tem mais de 55 anos, está desempregado, reformado ou em pré-reforma, mas revela autonomia e independência, e apresenta características como estabilidade emocional, compromisso e espírito altruísta e de entreajuda, entre outras.
As atividades realizadas são atividades que pretendem capacitar os seniores para que estas atividades, com o acompanhamento da equipa técnica do projeto, lhes tragam segurança, competências sociais e autorrealização.
A ideia da criação do projeto Porta 55+ é que este projeto traga impactos positivos para os idosos, como, por exemplo, melhoria da saúde física e psicológica, bem-estar social e gosto de viver, e, em suma, melhoria da sua qualidade de vida, tanto da dos idosos como público-alvo, como das suas famílias e a dos(as) seus(uas) voluntários(as).
Neste momento, a área de intervenção do projeto tem sido desenvolvida nas freguesias de Árvore, Mindelo e Vila Chã (Vila do Conde). Apesar destas, o Centro Social e Paroquial de Mindelo acredita que, com a abordagem correta deste projeto, este poderá reproduzir-se para outros pontos do país.
O projeto Porta 55+ é um projeto de idosos para idosos. Se ficou com interesse em saber mais sobre este projeto, poderá consultar o seu site, aqui.