«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falamos sobre a Associação Refood 4 Good, que nasceu em Portugal para dar resposta ao Movimento Refood em território português.
A Refood 4 Good – comumente denominada Refood Portugal, foi fundada em 2011 e, em 2913, assumiu o estatuto de IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social.
Este movimento nasce com o intuito de resgatar alimentos e, com estes, alimentar as pessoas que mais precisam, transformando uma sociedade mais justa, solidária, sustentável e combatendo o desperdício alimentar. É um projeto que funciona exclusivamente de trabalho voluntário, que junta centenas de pessoas através de núcleos espalhados pelo país.
Com este trabalho, a Refood acredita em valores tais como a igualdade; serviço voluntário; respeito; inclusão; sustentabilidade e gratidão.
Inicialmente, a Refood começou a recolher comida feita nos restaurantes consideradas «sobrantes», distribuindo esta comida para pessoas com necessidades, e através do crescimento da comunidade, mesmo a nível internacional, a Refood já lidera operações em Espanha, Itália, EUA e Brasil. Em Portugal, detém cerca de 60 núcleos espalhados pelo país.
E segundo a associação, o trabalho voluntário é o verdadeiro impulsionador deste crescimento e de fazer a diferença para o aumento de preocupações com a sustentabilidade e a dignidade humana.
Para saber mais sobre a Refood, poderá consultar o seu site, aqui.
Quer fazer voluntariado com a Refood? Deve preencher o formulário, aqui.