«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falaremos sobre a World Wide Fund For Nature, ou mais conhecida como WWF, uma Organização Não-Governamental Internacional que mede os seus esforços para proteger e fomentar a sustentabilidade ambiental e a conservação da natureza no mundo.
A WWF já conta com 60 anos de existência, nascido de um grupo de indivíduos comprometidos em assegurar os fundos necessários para proteger lugares e espécies que estariam, na altura, a ser ameaçadas pelo desenvolvimento humano.
Neste sentido, o seu principal objetivo sempre foi trabalhar para as pessoas, de forma a melhorar e encontrar soluções inovadoras para proteger as comunidades, a natureza e os espaços onde estas vivem.
Esta organização está presente em países de todo o mundo, e tem como principais áreas de intervenção:
– Clima: criar um planeta 100% movido a energias renováveis;
– Alimentação: desenvolver a produção de alimentos através de medidas sustentáveis e políticas de não desperdício alimentar;
– Floresta: conservar as florestas mais importantes do mundo;
– Água: assegurar o recurso da água para pessoas e natureza;
– Oceanos: proteger os oceanos e a sua biodiversidade;
– Natureza: conservar ecossistemas ameaçados de forma a promover vida na Terra.
Um dos projetos mais conhecidos da WWF é o projeto «Hora do Planeta», que, através desta organização, se realiza todos os anos, e desafia todos(as) a desligar todas as fontes luminosas durante uma hora.
Como já dito, a WWF tem representação em vários países, sendo a sua sede localizada em Gland, na Suíça, e também detêm uma sede nos Estados Unidos da América, em Washington D.C.
Portugal também tem representação da WWF, sendo esta a ANP / WWF, uma das organizações mais conhecidas no nosso país em termos de proteção da natureza.
Para saber mais sobre a WWF International, poderá consultar o seu site, aqui.