Distrito de Braga


A Câmara Municipal de Famalicão criou uma bolsa de voluntários/as para atender às necessidades das pessoas mais vulneráveis neste combate ao Covid-19.

Se está disponível, faça a inscrição no site do Banco de Voluntariado de Vila Nova de Famalicão, especificando as tarefas que está habilitado/a para fazer.

Guimarães - Rede de Apoio Social de Emergência


A autarquia e as entidades públicas criaram a Rede de Apoio Social de Emergência, para dar resposta às necessidades básicas das pessoas isoladas ou em situação de vulnerabilidade no concelho de Guimarães.

Os/as interessados/as podem inscrever-se aqui, colocando também as áreas onde poderão atuar.

Braga - Junta de S. Vitor


A Junta de Freguesia de S. Vitor procura voluntários/as para ajudar a população sénior, na entrega de bens alimentares, medicamentos, efetuar pagamentos de contas de serviços e passear os animais domésticos.

Para ajudar a comunidade sénior de S. Victor deverá inscrever-se aqui.

Guimarães - Rede de Apoio Social de Emergência


A Rede de Apoio Social de Emergência, implementada pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Cruz Vermelha Portuguesa, assegura a distribuição de alimentos, disponibiliza medicamentos, e possibilita apoio psicológico, a pessoas isoladas ou em situação de vulnerabilidade no concelho de Guimarães.

Se quer ajudar, pode inscrever-se aqui.

Braga – Apoios COVID-19


O município de Braga disponibilizou um serviço de preparação de refeições, prestando auxílio às pessoas mais carenciadas, em regime de take away.

Constituiu uma Zona de Concentração e Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo e criou a Linha apoio 60+, para apoiar cidadãos/ãs com mais de 60 anos, e/ou que vivam em isolamento ou em situação vulnerável, necessitando de ajuda para compras medicamentos urgentes e bens alimentares de primeira necessidade.

Contacto linha apoio: 800 210 094 (gratuita, de 2.ª a 6.ª, das 9h às 17h).

Famalicão - Bolsa de voluntariado


A Câmara Municipal de Famalicão criou uma bolsa de voluntários/as para atender às necessidades das pessoas mais vulneráveis neste combate ao Covid-19.

Se está disponível, faça a inscrição no site do Banco de Voluntariado de Vila Nova de Famalicão, especificando as tarefas que está habilitado/a para fazer.

Celorico de Basto - Bolsa de voluntariado


O Município de Celorico de Basto formou uma Bolsa de Voluntariado para ajudar na entrega de alimentos, medicamentos e outros bens de primeira de necessidade e apoio às unidades de isolamento no município.

Se quer ajudar, contacte a “Câmara Amiga” aqui, identificando a disponibilidade, contactos, área de residência, formação e experiência profissional.

Famalicão – Bolsa de Voluntariado


A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão criou uma Bolsa de Voluntários/as para apoiar no combate à propagação da pandemia da doença Covid-19 no concelho e para auxílio dos cidadãos mais vulneráveis.

Os/as interessados devem fazer a sua inscrição aqui, e indicar a disponibilidade em termos de tarefas a desenvolver.

Cabeceiras, Celorico, Mondim e Ribeira de Pena - Plataforma Bastoon


Um grupo de voluntários de concelhos da região de Basto (Cabeceiras, Celorico, Mondim e Ribeira de Pena) disponibilizou uma plataforma digital cujo objetivo é ajudar a comunidade e as empresas da região a ultrapassarem as contingências da Covid-19, informando as diferentes ofertas de serviços sociais e empresariais nos concelhos. Fornecedores que fazem entregas em casa, serviço take-away, serviço ao domicílio ou serviços de forma remota, divulgação de ações sociais promovidas por entidades públicas, instituições sociais, associações e grupos de voluntários.

Aceda à plataforma aqui

Vila Verde – Voluntários/as produzem máscaras


Uma iniciativa que conta com a parceria da junta de freguesia e do Centro Social de Covas e que reside na confeção de máscaras, por voluntários da União de Freguesias do Vade, que serão doadas à população desta UF do concelho.

Guimarães - Rede de Apoio Social de Emergência


O Município criou uma Rede que visa responder aos apelos dos lares e assegurar a distribuição de bens alimentares e medicação ou outros recursos básicos nos domicílios das famílias carenciadas, apoiar os sem abrigo com a criação de um espaço onde a sua integridade física esteja protegida e as necessidades básicas  satisfeitas por voluntários/as (alimentação, atividade desportiva, entre outras).

Contactos: 253 421 255 / 969 264 803 / 969 264 761 / [email protected]

Inscrições disponíveis aqui.

Terras do Bouro - Banco Local de Voluntariado


O CLDS 4GEIRA – Gerações, Emprego, Inclusão e Revitalização de atividades no concelho, sob a coordenação da ATAHCA, criou, em parceria com o Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal, o “GEIRA MAIS PRÓXIMA” – Banco Local de Voluntariado de Terras de Bouro.

A primeira iniciativa solidária “Ajude quem precisa!” tem como parceiros a Associação Núcleo Rio Homem, as Delegações da Cruz Vermelha – Terras de Bouro, Rio Caldo e Gerês e os Bombeiros Voluntários do concelho. Trata-se de receber bens alimentares de primeira necessidade doados, não perecíveis, que serão distribuídos pelas famílias concelhias que apresentem maiores fragilidades.

Braga | Diálogos CRIA (Centro em Rede com Idosos Animados)


Diálogos CRIA é um projeto de apoio à população idosa com o objetivo de aproximar gerações, através do desenvolvimento de atividades socioeducativas e socioculturais intergeracionais, contribuindo para a promoção do bem-estar físico e social das pessoas idosas.

Para se voluntariar neste projeto, contactar: [email protected] ou 934167352

Atividades Intergeracionais | Diálogos CRIA (wixsite.com)

Diálogos CRIA (facebook.com)

Diálogos CRIA | Facebook (instagram.com)