Distrito de Castelo Branco


Aqui Há Beira


Uma rede de voluntariado para ajudar pessoas idosas, na Beira Interior, criada pela empresa Aqui Há Beira!. As ações passam por idas às compras ou à farmácia. A rede pretende, no futuro, também apoiar famílias monoparentais, que não tenham com quem deixar os/as filhos/as, durante algumas horas.

Mais info: [email protected]

Castelo Branco | A Freguesia vai por si


A Junta de Freguesia de Castelo Branco implementou um serviço de entrega de compras ao domicílio. Funciona de 2.ª a 6.ª feira, entre as 9h e as 17h, mediante inscrição.
Os pedidos, encaminhamento e sinalização dos/as interessados/as, deverão ser feitos para os contactos: 272343430 ou e-mail [email protected]

Fundão – Rede de Voluntariado #Fundão Mask


Rede de voluntariado que integra pessoas e instituições do Fundão, para produzirem máscaras de proteção reutilizáveis, em tecido, e ceder à proteção civil, nesta fase de combate à pandemia Covid-19. Estas máscaras não substituem as máscaras cirúrgicas de proteção.

Conta com o apoio da Câmara do Fundão e integra o CACFF – Projeto Matriz. O projeto está disponível para ceder as máquinas do atelier de costura, caso algum voluntário/a necessite.

Telef.: 275 77 90 60

E-mail: [email protected]

Sertã – Apoio a grupos de risco


O Município disponibiliza uma Linha de apoio extraordinário, com chamadas de acompanhamento psicológico e social, serviço de Teleassistência e Banco Alimentar Contra a Fome, entrega de medicamentos e bens de primeira necessidade urgentes a pessoas em situação de isolamento profilático.

Para mais informações contactar 274 600 307 e 962 045 961 (dias úteis, das 9h às 19 h) ou por e-mail [email protected]

Fundão - Rede de Voluntariado


Rede de voluntariado que integra pessoas e instituições do Fundão, para produzirem máscaras de proteção reutilizáveis, em tecido, e ceder à proteção civil, nesta fase de combate à pandemia Covid-19. Estas máscaras não substituem as máscaras cirúrgicas de proteção.

Conta com o apoio da Câmara do Fundão e integra o CACFF – Projeto Matriz. O projeto está disponível para ceder as máquinas do atelier de costura, caso algum voluntário/a necessite.

Telef.: 275 77 90 60

E-mail: [email protected]

Covilhã – Misericórdia abre Bolsa de Voluntariado


A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã (SCMC), no âmbito da covid-19, lançou uma plataforma para reunir pessoas disponíveis para efetuar voluntariado na sua residência sénior, onde residem mais de 100 pessoas idosas.

Para colaborar, preencha o formulário, clicando aqui, e o gabinete de ação social da instituição entrará em contacto consigo.

Oleiros - Bolsa de voluntariado para IPSS


A Câmara de Oleiros criou uma bolsa de voluntários/as para apoiar as Instituições Portuguesas de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. A inscrição sinaliza a disponibilidade em ajudar as instituições que necessitem, ou venham a necessitar, de apoio.

Inscrição aqui

Covilhã - Banco Local de Voluntariado


A Câmara da Covilhã criou um Banco de Voluntariado Local para reforçar a capacidade de resposta das instituições de solidariedade do concelho face à pandemia da covid-19. O apoio do voluntariado em vista, em cooperação com as entidades sociais, será realizar compras, entregar refeições e/ou medicamentos.

Inscrições aqui

Vila de Rei - Bolsa de voluntariado


O Município de Vila de Rei criou uma bolsa de voluntariado específica para o atual contexto de pandemia de covid-19. Os/as voluntários/as disponíveis, com idade inferior a 60 anos e que não podem pertençam a qualquer um dos grupos de risco referenciados pela DGS, irão para o terreno, em caso de necessidade, apoiar a população.

Se quer e pode ajudar, contacte: [email protected], indicando nome completo, idade e contacto telefónico.

Oleiros – Linhas de apoio


A Câmara criou a linha telefónica de apoio social extraordinário, para compra e entrega de medicamentos e bens de primeira necessidade urgentes, destinada a pessoas com idade superior a 65 anos, doentes crónicos, portadores de deficiência, famílias monoparentais, em situação de isolamento e sem suporte familiar e social, e a linha de apoio psicológico de emergência para questões de gestão emocional relacionadas com a pandemia.

Apoio social extraordinário: 933 570 653, de 2.ª a 6.ª, das 09h às 12.30h e das 14h às 17.30h.

Apoio psicológico de emergência: 936 377 521, dias úteis, das 10h às 12.30h e das 14h às 16.30h.

Fundão - Bolsa de Voluntariado e Linha Ajuda +


O Município criou uma Bolsa de Voluntários/as dirigida a quem queira ajudar e com menos de 50 anos de idade, em caso de necessidade, lares, dar apoio domiciliário e outros serviços (farmácia, enfermagem, psicologia, geriatria, técnicos de serviço social, animação, serviços gerais, entre outros).

Foi também criada a Linha de Apoio a Donativos – Ajuda + para ajuda e entrega de donativos, (bens alimentares, produtos de higiene, computadores, etc).

Mais informações: 961 382 115 / 275 779 060 ou [email protected].

Covilhã - Ajuda a pagar compras a quem precisa


Um grupo informal de voluntariado “Vai Passar” lançou a iniciativa “Compras Suspensas”, para ajudar a pagar compras a quem perdeu rendimentos e está a passar dificuldades face à pandemia covid-19. É deixado um valor creditado num negócio local que é depois atribuído a pessoas em dificuldades, podendo o/à destinatário/a decidir e adquirir o que necessita.

Se se quer juntar a esta iniciativa, consulte a página da rede social de Facebook aqui.

Castelo Branco - Programa de Voluntariado “Avós Adotados”


A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (AL-AD) lançou o Programa de Voluntariado – “Avós Adotados”, que visa angariar voluntários/as com disponibilidade para adotar um/a avô/ó que resida sozinho/a e se encontre numa situação de maior vulnerabilidade social. O objetivo passa por, através de um contacto telefónico regular e de uma palavra amiga, estabelecer um laço de proximidade que quebre os níveis de isolamento social.

Inscrições aqui ou 272 325 126 | [email protected].