Mais Iniciativas
Se quer colaborar, conheça algumas das Iniciativas (Âmbito Nacional):
Um movimento de engenheiros/as, designers, marketeers, profissionais de saúde, entre outras especialidades, com vista a trabalhar em vários projetos para ajudar a resolver alguns dos problemas causados pela Covid-19: Vídeo-Consultas grátis, identificação de pessoas infetadas, assistente Virtual de Triagem, doação de equipamento de proteção individual, entre outros.
Saiba mais aqui
O Banco Alimentar criou a Rede de Emergência Alimentar que permite a inscrição das necessidades (pelas próprias pessoas, familiares, amigos/as ou quaisquer outros/as) numa plataforma informática e o encaminhamento para um ponto de entrega de alimentos próximo da sua residência.
Para ajudar, contacte: [email protected]
A siosLIFE desenvolve, adapta, otimiza e disponibiliza soluções tecnológicas que transformam a sociedade, melhorando o dia-a-dia da população idosa, criando mecanismos de inclusão através da criação e adaptação de sistemas e tecnologias adequadas às necessidades da população sénior.
Contacto: 253 676 018 e [email protected]
A Paramédicos de Catástrofe Internacional (PCI) atua no âmbito da ajuda humanitária e, em Portugal, tem também uma vasta vertente social. No atual contexto de pandemia, a associação PCI está a apelar à ajuda de mais voluntários/as, para integrarem uma base de dados de recursos humanos ativos. Posteriormente, terão formação ao nível da Emergência Médica, certificada pelo INEM e pela DGERT.
Os/as interessados/as deverão enviar os seguintes documentos, para [email protected]:
. O Curriculum Vitae, fotocópia do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade/Título de Residência – rasurado e menção “Autorizo a cópia do meu CC/BI/TR, para efeitos de inscrição nos PCI” (Lei n.º7/2007 de 5 de fevereiro), e, caso seja estudante, fotocópia do Cartão de Aluno/a.
Para mais esclarecimentos:
Chefe de Gabinete da Presidência/Diretor Executivo, Carlos Ferrão: [email protected]/937963347
Presidente, Dr. Bruno Ferreira: [email protected]/ 913817780
O projecto todosjuntos.pt é liderado pela wespeak.tech e é uma iniciativa solidária e sem fins lucrativos. Esta plataforma oferece ajuda a particulares (executar tarefas e entregas para quem não pode sair de casa) e a empresas (entrega de equipamentos e sugestões de parcerias).
Além do apoio, também convida ao registo a quem quer contribuir para esta missão, seja particular ou empresa.
Saiba mais aqui
A Ordem dos Biólogos criou uma bolsa de voluntários/as de profissionais habilitados/as para apoio para a realização de testes de diagnóstico. Assim que abriram as inscrições, registaram mais de 3000 candidaturas dos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco. Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Saiba mais aqui
O projeto Portas Abertas nasceu em março de 2020, fruto do desejo de um grupo de voluntários que pretendia minorar as necessidades dos profissionais de saúde. Foram estabelecidas diversas parcerias que resultaram na entrega de bens alimentares, equipamentos de proteção individual e produtos de higiene, a unidades saúde de todo o território nacional, tendo, entretanto, sido alargado o apoio à comunidade escolar e sociedade civil.
O trabalho desenvolvido pela Plataforma segue, assim, uma estratégia de combate às desigualdades sociais, às assimetrias geográficas e o desenvolvimento humano do nosso País.
Para questões adicionais, contacte [email protected]
A Yoopies é uma plataforma europeia de serviços domésticos que agora adaptou os serviços prestados e estendeu a ajuda a toda a população, criando uma comunidade de voluntários/as prontos a ajudar no apoio escolar à distância, no auxílio às pessoas idosas e no babysitting.
Saiba mais aqui
A Ordem dos Farmacêuticos constituiu uma Bolsa de Voluntários para farmacêuticos/as e estudantes de Ciências Farmacêuticas (4.º e 5.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas) para dar apoio às atividades assistenciais dos farmacêuticos, bem como à equipa da Linha de Apoio ao Farmacêutico, entre outras necessidades futuras que venham a surgir, no âmbito do Covid-19.
Informações [email protected]
Uma iniciativa solidária da uppOut que visa disponibilizar alojamento para os/as profissionais de saúde. Quem pode oferecer alojamento e quem precisa de tal, encontra aqui o local on-line para registar a sua disponibilidade e a sua necessidade de apoio.
Saiba mais aqui
Plataforma on-line, de âmbito nacional, que promove a partilha de conhecimento acerca do envelhecimento e do cuidar dos mais idosos/as. Registado/a na Bolsa de Ajudas covid-19, todos/as podem aprender a cuidar de pessoas idosas. É um espaço para quem precisa e/ou quer oferecer ajuda, como pedir alimentos ou materiais em falta nos lares, outras instituições e idosos em isolamento, ajudar nas tarefas que as instituições séniores precisam fazer no exterior e assim manter os cuidadores dentro dos edifícios, ajudar a cuidar dos idosos/as, sempre que as entidades entenderem abrir portas.
Saiba mais aqui
Plataforma que visa disponibilizar alternativas de alojamentos para profissionais de saúde (médicos/as e enfermeiros/as) que se encontrem a desempenhar funções no âmbito do combate ao Covid-19, deslocados/as do local de residência ou que receiam contagiar familiares, libertando-os/as de burocracias ou encargos. O âmbito do apoio do projeto poderá, em breve, ser alargado a outros/as profissionais.
Saiba mais aqui
Um projeto de voluntariado para a saúde mental, criado no contexto da pandemia de COVID 19. Os/as voluntários/as são pessoas interessadas na área de saúde mental, e/ou com histórias pessoais de vivências relacionadas com problemas de saúde mental, e/ou estudantes/profissionais de saúde, não sendo, porém, um acompanhamento profissional.
Qualquer pessoa pode voluntariar-se para ser the ? friend, quer como voluntário/a, quer como recetor/a.
Mais info aqui
Plataforma que reúne pessoas disponíveis para colaborar com as organizações públicas e privadas que estão na frente de combate da pandemia COVID-19.
Os/as voluntários/as inscrevem-se na plataforma, as organizações solicitam voluntários/as, a plataforma partilha os dados dos/as voluntários/as, e serão contactados/as pelas organizações.
Inscrições aqui
Mais informações: [email protected]
Para solicitar voluntários/as: [email protected]
O projeto “Linha Somos Tod@s Digitais” visa dar apoio à utilização de ferramentas digitais durante a pandemia de COVID-19. É uma iniciativa do INCoDe.2030, operacionalizada pelo DTx. Telefonicamente, 30 alunos e 15 docentes, todos voluntários, respondem a todas as questões relacionadas com literacia digital.
Mais info aqui
Linha gratuita 800 100 555 (disponível todos os dias, das 12h às 20h).
O “Achata a curva” é uma iniciativa integrada no projeto ibero-americano “Frena la curva”, que pretende articular-se com os movimentos cívicos locais existentes, através do mapeamento de necessidades e disponibilidades. É, assim, um esforço colaborativo de apoio aos cidadãos, em resposta à COVID 19.
Saiba mais aqui
O projeto da AMI tem por objetivo dar apoio ao grupo mais frágil da sociedade: os grupos de alto risco para a Covid19 que vivem em situação de precariedade e dificuldade financeira.
Para ajudar, clique aqui
Um grupo de jovens portugueses desenvolveu esta plataforma para ajudar os grupos de risco (pessoas idosas ou doentes crónicos). Os voluntários/as levam comida e produtos farmacêuticos as casas de quem não pode ou deve sair, mas também oferecem serviços, como passear os cães.
Saiba mais aqui
Acalma.online é uma plataforma online gratuita que ajuda a reduzir os sintomas associados à situação de isolamento, através de videoconsultas com psicólogos/as clínicos, certificados/as e treinados/as para dar suporte psicológico.
Os/as psicólogos/as com cédula ativa na Ordem dos Psicólogos interessados/as em integrar o projeto, ter formação e intervir em situação de crise, podem inscrever-se online.
Para aceder às consultas, clique aqui
A Biblioteca Nacional procura voluntários/as para lerem a deficientes visuais. O serviço de leitura para deficientes visuais existe já há 50 anos, mas, neste período de confinamento e sem a possibilidade de movimentação, a BNP está apela ao voluntariado para fazer essas leituras.
Para se voluntariar, ligue 21 798 2000 (a biblioteca encontra-se fechada, mas a linha telefónica está assegurada em teletrabalho).
Plataforma que, através da “desconstrução” de informações oficiais, responde às dúvidas da população de forma “simples e acessível”. Subdivida em seis categorias — quarentena, cuidados de saúde, direitos do trabalhador, acesso a apoios sociais, escola, deslocações — baseia-se em informação oficial (decretos, comunicados e outros dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), Direcção-Geral da Saúde ou meios de comunicação social) para esclarecer dúvidas nestes tempos de pandemia.
Aceda à plataforma aqui
A Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso criou uma Linha de Apoio Psicológico, de acesso gratuito, dirigida aos utentes da Fundação e à comunidade em geral. O Apoio Psicológico incidirá no mobilizar de competências individuais, a nível da contenção de Ansiedade, da definição de estratégias para se lidar com o isolamento social, de Estratégias de Comunicação, e de gestão do Conflito.
A linha funciona de 2.ª a 6.ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h, em articulação com outros serviços de saúde da Fundação.
Contacto: 211533854.
A ATARP – Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear, representa profissionais licenciados em Radiologia, Radioterapia, Medicina Nuclear e Imagem Médica e Radioterapia. No cenário de pandemia por COVID-19, tem acompanhado colegas no terreno com abordagens de diversa índole, unindo esforços, criando sinergias e partilhas.
Se é profissional e quer dar o seu contributo para suprir futuras necessidades em serviços com carências de profissionais, contacte [email protected]
A União das Misericórdias criou um banco de voluntários/as estudantes de medicina, com o objetivo de colmatar necessidades de recursos humanos das Santas Casas, permitindo que jovens voluntários/as ajudem e evoluam enquanto profissionais da saúde.
Misericórdias interessadas em acolher voluntários/as, estudantes de Medicina, devem preencher este questionário.
Sharing is caring” (partilhar é cuidar) é uma iniciativa lançada pela Porto Business School, que desafiou voluntários/as da comunidade, alunos, ex-alunos, docentes e funcionários/as daquela escola a ajudar os pais a entreter crianças e adolescentes (entre os 4 e os 15 anos) em casa, através de experiências divertidas.
Os pais inscrevem-se previamente nas atividades que desejam assistir, consoante a hora e o dia, e os/as voluntários/as inscrevem-se na plataforma criada para o efeito e o mapeamento.
Consulte a plataforma aqui
“Leve o que precisar, deixe o que quiser” é o lema da iniciativa, um projeto lançado em Lisboa e que se multiplicou por todo o país. Uma caixa é colocada ao dispor dos/as cidadões/ãs, sendo composta por donativos dos/as mesmos/as, úteis e disponíveis para quem precisa, levar para casa.
Consulte a iniciativa no FB aqui
A iniciativa Quero Ajudar pretende superar as dificuldades causadas pelo #COVID19, através da união entre os grupos de risco e quem pode prestar a ajuda necessária. Acedendo à plataforma, tem duas opções: Preciso de ajuda e Quero ajudar.
Se quer ajudar, clique envie um e-mail para [email protected]
Mais informações aqui
A Máscara Solidária começou na Lourinhã, com Carlos Valeriano, que desenhou um modelo de máscara. Depois chegou a Torres Vedras com a associação Oceanos sem Plásticos. Raquel Rodrigues, em Lisboa, descobriu, então, o projeto e a ela se juntaram dezenas de costureiras. Com o apoio de uma transportadora, a GLS, distribui por lares e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), na região de Lisboa e Vale do Tejo, Porto e Beira Interior.
Se se quer juntar a esta iniciativa, envie uma mensagem a Raquel Rodrigues no FB
A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) criaram vídeos tutoriais para cuidadores/as e voluntários/as que prestam apoio ao domicílio a populações mais vulneráveis, face à pandemia da covid-19, como doentes crónicos e pessoas idosas.
Os vídeos estão disponíveis na página web da CASES, no canal YouTube e no Facebook
A Fundação Ageas Agir com Coração lançou a iniciativa “Chamada Amiga – Adota um Avô” para combater a solidão entre a população mais idosa. Os/as voluntários/as da Fundação Ageas ligam a pessoas idosas, isoladas no âmbito da pandemia COVID-19 e identificadas pelas instituições parceiras.
Se conhecer idosos/as em situação de isolamento, informe a Fundação por mensagem privada, na página do FB da Fundação.
A aplicação +Próximo pretende ajudar o trabalho dos profissionais e cuidadores que acompanham os utentes, coligindo os dados de sintomas, como, tosse, febre, oxigenação, DPOC, dor de Garganta, de cabeça e/ou musculares. Reúne os critérios para o pré-despiste e para o acompanhamento da evolução da COVID-19 nos utentes mais vulneráveis ao vírus, que precisam de diagnóstico e acompanhamento.
Apesar do projeto ter tido início em Évora, pretende alargar a outras geografias. Se tem interesse que um Lar, Residência ou outra instituição tenha acesso, registe aqui.
O Soul Alegria é um projeto brasileiro, implementado nas cidades de São Paulo e Piracicaba, inserido em 14 unidades de saúde, cujo objetivo é proporcionar bem estar para os/as pacientes internados/as em hospitais, acompanhados/as por um/a colaborador/a da área da saúde, através de uma interação positiva, escuta lúdica. Em fase de pandemia, operacionalizam as visitas animadas online, via vídeochamada (app ZOOM, SKYPE ou whatsapp).
Se é profissional de saúde e o lar ou hospital onde trabalha gostaria que um palhaço do grupo Soul Alegria realizasse visitas online, envie e-mail: [email protected]
O GRACE | Empresas Responsáveis, associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, tem um programa de Voluntariado Corporativo com foco na Sustentabilidade, que permite uma maior aproximação das empresas às entidades de economia social. Devido à Covid-19, as ações de voluntariado presencial foram suspensas por tempo indefinido, mas o GRACE manteve o apoio junto dos parceiros através de voluntariado à distância.
Mais informação aqui
Contactos: Afonso Borga ([email protected]), Luís Carpinteiro ([email protected])
Iniciativa associada ao Consultório de Psicologia EmocionalMente. Este grupo de apoio mútuo online visa promover o contacto e a partilha de experiências entre pessoas que se encontram em isolamento ou a sofrer o impacto do confinamento atual. Duas sessões semanais, às 2.as feiras, às 21h, e às 5.as feiras, às 10.30h.
Duração de 1h30, número máximo de 12 participantes por sessão.
As sessões, com participação voluntária e gratuita, decorrem via Microsoft Teams. O participante receberá um link para participar, após inscrição.
Link inscrição aqui.
Mais infomações aqui
Contacto: [email protected]