Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
LinkedIn
Newsletter
CASES Digital
ag.´25
Sessão Comemorativa AIC 2025
Prémio António Sérgio 2025
Trabalhos de Âmbito Escolar
Síntese Legislativa
Síntese Jurisprudência
A caminho, como sempre
A Voz das Cooperativas
Iniciativas AIC25
Estudo CASES - 100 Maiores
Introdução à Economia Social 
Galardão Autarquia Voluntária
Notícias Voluntariado
Campanhas Voluntariado
Social Economy Europe
Notícias Internacionais
Gestão de Organizações da Economia Social
Sugestão de leitura 
CDI António Sérgio 

 

Sessão Comemorativa
> Dia Internacional das Cooperativas 2025
.

Lisboa, 15 de julho de 2025 – A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social – promoveu, na sua sede, a Sessão Comemorativa do Dia Internacional das Cooperativas 2025, integrada nas celebrações do Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pelas Nações Unidas.

A iniciativa reuniu representantes de diversas entidades do setor cooperativo, investigadores/as e promotores/as de projetos de base cooperativa, num momento de reflexão, partilha e reconhecimento do impacto e da relevância das cooperativas na construção de um desenvolvimento mais justo e sustentável.


Viva o Ano Internacional das Cooperativas.
Viva o movimento cooperativo.
+ i n f o

 

PAS.´25
> Candidaturas abertas
.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, tem natureza simbólica, constituindo uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de estudos e trabalhos de investigação, na realização de trabalhos  de âmbito escolar, na publicação de trabalhos jornalísticos em domínios relevantes para a Economia Social e na divulgação da vida e obra de António Sérgio (1883-1969).
No âmbito do Ano Internacional das Cooperativas 2025, a CASES lança a categoria Cooperativa do Ano – Excelência e Sustentabilidade e o Prémio de Honra Entidade Amiga das Cooperativas 2025, reforçando o seu compromisso com a valorização do cooperativismo e do seu impacto socioeconómico em Portugal.

O período para submissão de candidaturas decorre até 30 de setembro de 2025, exceto para a categoria de Trabalhos da Âmbito Escolar, cujo período para candidaturas é de 1 de setembro a 17 de novembro de 2025.
 
P A S ´ 2 5

 

PAS.´25
> Trabalhos de Âmbito Escolar
.

O Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes (Amadora) recebeu, no passado dia 14 de julho, uma sessão online de formação financeira promovida pelos supervisores financeiros, com a participação de mais de 45 professores do pré-escolar ao 3.º ciclo.

Esta ação integra-se no protocolo celebrado entre os supervisores financeiros e a CASES, que anualmente promove o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio.

Em 2024, o agrupamento foi distinguido na categoria “Trabalhos de Âmbito Escolar”, com o projeto vencedor “Biblioteca de 1 a 100”, que promove atividades inclusivas com idosos e crianças com necessidades específicas (Autismo, Síndrome de Down, entre outras), envolvendo várias escolas da Amadora.

Parabéns a toda a comunidade educativa envolvida.

 
+ i n f o

Síntese Legislativa >
jun.´25
.

Já se encontra disponível a Síntese Legislativa da CASES referente ao mês de junho de 2025.

Este resumo mensal reúne as principais atualizações legislativas com relevância para o setor da economia social, facilitando o acompanhamento da evolução normativa por parte de entidades, profissionais e cidadãos interessados.

A Síntese Legislativa é atualizada mensalmente e constitui um instrumento de consulta e apoio técnico-jurídico, promovendo a transparência e o acesso à informação relevante.

 

S L

Síntese Jurisprudência >
1.º semestre.´25
.

Já está disponível online a mais recente Síntese de Jurisprudência da CASES, com decisões relevantes para o setor da Economia Social.

Uma ferramenta útil para quem acompanha a evolução legal do setor.

 

S J

Rogério Cação >
A caminho, como sempre
.

Neste mês em que sinalizamos a memória de Rogério Cação, deixamos uma palavra sentida de homenagem àquele que foi, e continua a ser, uma das figuras mais marcantes das Cooperativas de Solidariedade Social em Portugal.

Homem de causas, pensador comprometido e amigo generoso, soube conjugar visão estratégica com proximidade humana, deixando uma marca inconfundível nas organizações e nas pessoas com quem trabalhou e sonhou um mundo melhor.

Seguimos com a sua memória acesa, nas causas que defendemos e na força coletiva que nos move.

Rogério Cação: presente, hoje e sempre.

Podcast >
A Voz das Cooperativas
.

Podcast que dá voz ao cooperativismo em Portugal, com histórias reais, boas práticas e desafios, mostrando como as cooperativas transformam vidas e fortalecem comunidades.

Uma iniciativa da Confecoop - Confederação Cooperativa Portuguesa, Ccrl com a ANTENA 1, e apoio da CASES, FENACERCI, FENACHE e do Fundo Social Europeu – Programa Pessoas 2030.
 

P o d c a s t

Iniciativas AIC.´25 >
Prémio Cartaz AIC2025
.

Vencedor do Prémio “Cartaz AIC2025 – Ano Internacional das Cooperativas” - Rui Marques

C a r t a z

Iniciativas AIC.´25 >
Livro “A Lei Basilar das Cooperativas”
.

Republica-se um notável ensaio, da autoria das Professoras Deolinda Meira e Elisabete Ramos, incidindo na legislação cooperativa que nos cumpre divulgar, e prestigiar, neste Ano Internacional das Cooperativas.

A “Lei Basilar”, como é conhecida a primeira lei cooperativa portuguesa, e segunda mundial, foi publicada a 2 de julho de 1867, ano pródigo em notáveis atos legislativos, desde logo a abolição da pena de morte (26 de junho) e o Código Civil (1 de julho). Um conjunto de leis marcantes pelo reconhecimento da liberdade e, em particular, da liberdade associativa.

A Sessão de apresentação do Livro teve lugar no dia 25 de junho na FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 
P u b l i c a ç ã o

Iniciativas AIC.´25 > Livro
“As Mulheres no Boletim Cooperativista”
.

No âmbito do Ano Internacional das Cooperativas/2025, declarado pelas Nações Unidas, a CASES decidiu criar uma coleção que faça jus ao moderno movimento cooperativista em Portugal e ao seu principal mentor, António Sérgio e seus discípulos. Este é o primeiro desses títulos reproduzindo, integralmente, os artigos e textos, escritos por mulheres, ou sobre o papel das mulheres, publicados no Boletim Cooperativista a partir de 1951.

Homenageamos assim as mulheres cooperativistas portuguesas de ontem e hoje, que têm desempenhado, no movimento cooperativo, um papel tão relevante e tão pouco reconhecido.

A Sessão de apresentação do Livro teve lugar no dia 27 de maio no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.


 
P u b l i c a ç ã o

Iniciativas AIC.´25 > Livro
“O INSCOOP e o Movimento Cooperativo no Pós-25 de abril”
.

Realizou-se no dia 14 de maio, na Casa António Sérgio em Lisboa, a apresentação do livro “O Instituto António Sérgio do Setor Cooperativo e o Movimento Cooperativo no Pós-25 de abril”, da autoria de Rodrigo Saraiva Dias.

"Quando Rodrigo Saraiva Dias mostrou interesse em buscar na CASES um lugar para laborar na presente tese, não nos fizemos rogados. Não havia ainda quem tivesse tomado o INSCOOP como objeto específico de estudo. O INSCOOP, tal como a CASES que resultou da extinção daquele, são organizações singulares em que o Estado aceitou hibridizar-se, ou seja, partilhar o objeto da sua ação com entidades privadas, no primeiro caso, do setor cooperativo, no segundo, com outras do setor da economia social." 
 
P u b l i c a ç ã o

Iniciativas AIC.´25 > 
Livro “Memórias do Movimento Metanoia no Marão”
.

Realizou-se no dia 4 de abril, na Biblioteca Municipal de Vila Real, o lançamento do livro “Memórias do movimento Metanoia no Marão: Utopia cristã em tempos de ditadura”, da autoria de Carlos Balsa.

António Sérgio deixou discípulos e seguidores que ao longo de suas vidas tiveram a coragem, em plena ditadura, de ousar empreender projetos fundados nas suas ideias, como é o caso do “Movimento Metanoia”, que se descreve neste ensaio original, resultado de uma cuidada investigação.
 
P u b l i c a ç ã o

AIC.´25 > 
Ano Internacional
das Cooperativas
.

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma nova resolução sobre as cooperativas no desenvolvimento social, apelando à proclamação de 2025 como Ano Internacional das Cooperativas.

O texto incentiva todos os Estados membros, bem como as Nações Unidas e todas as outras partes interessadas relevantes, a aproveitarem o Ano Internacional das Cooperativas como forma de promover as cooperativas e sensibilizar para o seu contributo na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para o desenvolvimento social e económico global.
A resolução foi apresentada pelo Governo da Mongólia e adotada em 3 de novembro durante a 47.ª reunião plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A iniciativa surgiu após o sucesso do primeiro Ano Internacional das Cooperativas, em 2012, que muito contribuiu para sensibilizar para o importante papel das cooperativas na promoção do desenvolvimento sustentável.
As entidades representativas do setor cooperativo em Portugal associam-se à Organização das Nações Unidas e à ACI na comemoração do Ano Internacional das Cooperativas 2025.

Esta celebração envolve a CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, a CONFAGRI e a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, mobilizando os principais dirigentes do movimento cooperativo em Portugal.
A CASES assume o compromisso de contribuir para o prestígio e fomento do cooperativismo em Portugal. Estamos certos que o cooperativismo, no seio da Economia Social, promove a renovação da nossa economia e sociedade, contribuindo para a criação de novas esperanças e oportunidades para as comunidades e cidadãos. 

A todas, e todos, deixamos o convite à participação no  AIC – 2025.

 
A I C . 2 5 . P T

Estudo CASES >
100 Maiores cooperativas
.

No âmbito da prossecução das suas atribuições, a CASES irá publicar no dia 15 de julho o ranking anual das maiores Cooperativas em Portugal relativo ao ano de 2023. À semelhança das edições anteriores, este relatório apresenta os dados estatísticos mais relevantes sobre as 100 maiores Cooperativas Portuguesas, ordenadas pelo Volume de Negócios, e sobre as 20 maiores Cooperativas de Crédito, ordenadas pelo Total do Ativo Líquido. São igualmente destacadas as 5 maiores Cooperativas por Ramo, incluindo entidades que não integram o Top 100.
 
+ i n f o

Formação CASES >
Introdução à Economia Social (IES)
.

Objetivos
Explicar o conceito e os princípios orientadores da economia social; distinguir os diferentes tipos de entidades que integram o sector da economia social; analisar e caracterizar o sector da economia social através de dados estatísticos oficiais; Identificar os regimes jurídicos das entidades da economia social e os seus estatutos qualificativos; identificar as especificidades quanto aos regimes fiscais aplicáveis às entidades da economia social; explicar os conceitos de empreendedorismo, inovação, desenvolvimento local, sustentabilidade e de impacto social, no contexto das dinâmicas e práticas de economia social, e dos modos de funcionamento e características das organizações.

 
Duração
50 horas

Módulos
1. Economia Social – enquadramento histórico e conceptual
2. Caracterização do sector da Economia Social em Portugal
3. Economia Social – enquadramento jurídico
4. Economia Social – enquadramento fiscal
5. Economia Social – Ciclos Temáticos

Inscrições até 29/08/2025

 
+ i n f o

Nova Edição >
Galardão Autarquia Voluntária´25
.

O Galardão Autarquia Voluntária consiste na distinção pública de Autarquias Locais pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção da prática do Voluntariado.

Pretende-se que a atribuição deste Galardão reforce o comprometimento das Autarquias com políticas institucionais que visem a disseminação e consolidação da cultura do voluntariado e da solidariedade.

São destinatários da atribuição do Galardão Autarquia Voluntária os Municípios e as Freguesias do território nacional.

O período de candidaturas decorre até ao dia 17 de outubro de 2025.

 
+ i n f o

Notícias
Voluntariado
.

. A DINAMIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO 
CASES participa na Academia de Verão - Fórum Estudante
CASES dinamiza sessão sobre Voluntariado e Ciberbullying no CIS Digital Camp


. MEDIDAS E PRÉMIOS. 
Medida de Apoio ao Voluntariado
Medida Líder + Digital
Galardão Autarquia Voluntária

. FORMAÇÕES E OUTRAS ATIVIDADES.
IES: Introdução à Economia Social | CASES
Formação ANIMAR


. NOTÍCIAS INTERNACIONAIS.
Publicação | Fourth Civic Engagement and Volunteering Report


. OPORTUNIDADES DE VOLUNTARIADO. 
Ser voluntário(a) na Noite Europeia dos Investigadores
Ser voluntário(a) na Para Onde?
Ser voluntário na SPIRA
Ser voluntário(a) na Humana Portugal

 
+ i n f o

Voluntariado protegido
é mais seguro
.

Segure os seus voluntários.
Candidate a sua organização ao Apoio ao Seguro dos voluntários em portugalvoluntario.pt. 

 
+ i n f o

Desperte
a sua organização
para o Voluntariado
.

Em Portugal há mais de 700.000 voluntários prontos a dar o seu tempo para ajudar os outros. Aproveite este potencial. Saiba mais em cases.pt.
+ i n f o

Facebook
Voluntariado
.

Cidadania Ativa e Solidária.
Espaço de divulgação, interação, partilha e informação sobre práticas, ações, medidas de apoio e formação na área de Voluntariado.
Facebook

Economia Social >
Social Economy Europe
.

A Social Economy Europe partilhou a sua contribuição para a revisão do Plano de Ação para a Economia Social (PAES). O documento destaca conquistas importantes desde 2021, como:
. Definição comum da economia social
. Reconhecimento político e novos instrumentos de apoio
. Promoção de soluções sustentáveis nos setores chave (habitação, energia, alimentação…)
. Reforço da coesão social e da participação democrática

A Social Economy Europe apela ao reforço do apoio político, financeiro e institucional ao setor — essencial para uma Europa mais inclusiva, resiliente e democrática.

A CASES, enquanto membro da Social Economy Europe, contribuiu ativamente para a elaboração do relatório, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento da Economia Social na Europa. 

 
+ i n f o

Economia Social >
Notícias Internacionais
.

. Juventude, Ativismo e Economia Social
. Necessidades de Habitação e Modelos de Habitação Cooperativa
. Coleção de Educação Cooperativa Online

. Colóquio Científico sobre Empreendedorismo Social
. Cooperativas impulsionam a recuperação agroalimentar da Ucrânia e a adesão à UE
.
 Artigo de Opinião: Acordo Comercial UE-EUA Pressiona a Economia Cooperativa Europeia
.
 Lançamento da Série de Webinars “Cuidando Cooperativamente”

 
+ i n f o

Gestão de Organizações da Economia Social.

IPPortalegre | Ano letivo 2025/2026 | Candidaturas abertas

A Pós-Graduação em Gestão de Organizações da Economia Social visa capacitar profissionais para a gestão eficiente e sustentável de organizações do setor da economia social, combinando conhecimentos teóricos, jurídicos, financeiros e de inovação, garantindo impacto social positivo e alinhamento com princípios de transparência, ética e sustentabilidade.

 
+ i n f o

Sugestão de Leitura >
Boletim Informativo
para as Cooperativas n.º 12
.

Publicado entre julho de 1947 e dezembro de 1948, o Boletim Informativo para as Cooperativas, foi o que os seus autores descreveram como "uma tentativa  bem modesta para estabelecer um contacto regular entre todas as cooperativas e o [Conselho Central das Cooperativas de Lisboa e Arredores]".
 
b o l e t i m

CDI
António Sérgio
.

Conheça o Centro de Documentação e Informação António Sérgio, onde pode aceder online ao espólio documental deste grande pensador, assim como aos catálogos da Biblioteca António Sérgio e da Biblioteca de Economia Social.
 
+ i n f o
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
LinkedIn
Copyright © 2025
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados