XI Congresso Nacional do Mutualismo

By Notícias Comentários fechados em XI Congresso Nacional do Mutualismo



13.03.2015

XI Congresso Nacional do Mutualismo

XI Congresso Nacional do Mutualismo

A Afirmação do Mutualismo – Modernização e Expansão

XI Congresso Nacional do Mutualismo, com o tema “A Afirmação do Mutualismo – Modernização e Expansão”, decorrerá nos dias 10 e 11 de julho de 2015, no Europarque – Centro de Congressos, em Santa Maria da Feira.

A UMP pretende reafirmar, com esta iniciativa, a importância do modelo mutualista, alargar o seu conhecimento e aumentar a sua difusão. Sendo um dos principais movimentos sociais, o Congresso servirá para mostrar o impacto do mutualismo na resolução de graves carências sociais que assolam as sociedades modernas, bem como o seu contributo enquanto impulsionador do espírito de solidariedade, entreajuda e associativismo entre os indivíduos.

Este Congresso contará com a participação de membros do Governo de Portugal e de personalidades de outros continentes que trarão para reflexão as (novas) medidas políticas previstas para o setor, particularmente na esfera da proteção social, saúde e educação.

Pretende-se ainda debater a importância da existência de medidas que garantam uma política coesa que assegure a sustentabilidade do setor mutualista, tendo como objetivo o desenvolvimento das suas valências, modalidades e atividades.

Abordar-se-ão, igualmente, os caminhos para o futuro do movimento mutualista, em particular o que a União das Mutualidades Portuguesas se propõe desenvolver para fomentar o emprego, o desenvolvimento social e o bem-estar coletivo.

Neste congresso, serão também atribuídos os prémios “Mutualismo e Solidariedade 2014” e “Inovar para Melhorar 2015”. O primeiro com o propósito de distinguir pessoa individual ou coletiva que, em razão do mérito do trabalho desenvolvido, tenha assumidamente contribuído para o desenvolvimento do nosso movimento; e o segundo que visa galardoar a Associação Mutualista que tenha implementado um projeto inovador considerado uma “boa prática” no movimento mutualista.

Tomo a liberdade de lançar o desafio de trazerem jovens para este Congresso. Será um marco importante e poderão contar com informações relevantes para o futuro da Economia Social em geral, e para o crescimento profissional em particular.

O Programa será brevemente disponibilizado.

  • Share: