Comemorou-se no dia 31 de dezembro de 2016, o 40.º aniversário da criação do INSCOOP – Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo, organismo antecessor da CASES.
Pelo Decreto-Lei 902/76 o 1.º Governo Constitucional aprovou e fez publicar a iniciativa oriunda do Gabinete do Sr. Ministro de Estado, Professor Henrique de Barros, que visou corresponder à previsão constitucional de um setor cooperativo de propriedade dos meios de produção através de um organismo público que pudesse acompanhar o crescente número de criação de cooperativas em Portugal, e permitisse fornecer a estas organizações a resposta pública célere de que careciam.
O INSCOOP era na Presidência do Conselho de Ministros um organismo de fomento do sector e de coordenação dos núcleos de apoio cooperativo que existiam já, ou se iriam formar em todos os Ministérios.
Estava dotado de uma Direção, de quatro departamentos de linha (Estudos, Formação, Coordenação e Informação) e de serviços administrativos.
A sua primeira Direção foi presidida pelo Dr. Fernando Ferreira da Costa e tinha como vice-presidentes os Prof. Eng.º Inácio Rebelo de Andrade e Padre Anselmo Borges, à frente de um quadro de mais de duas dezenas de funcionários.
Fica o registo memorial, cabendo à história a análise do seu percurso, das suas realizações e do seu contributo para a economia nacional.
Fica também a recordação dos tempos passados, dos que já nos deixaram e que do INSCOOP foram parte integrante.
E sobretudo fica o bem-haja a todas as cooperativas, já existentes ou entretanto criadas, que connosco colaboraram no percurso de vida do INSCOOP, (atual CASES que assumiu, a partir de 2010, na íntegra, as suas atribuições e competências), e nela encontraram o apoio para a resolução de todos os problemas que enfrentaram.