5.ª Edição do Portugal Social On The Road

By CASES Comentários fechados em 5.ª Edição do Portugal Social On The Road



12.07.2016

5.ª Edição do Portugal Social On The Road

A 5.ª edição do Portugal Social In The Road arrancou no dia 11 de julho, do Padrão dos Descobrimentos. Um grupo de 50 jovens iniciou, assim, uma viagem dedicada à Economia Social com a CASES e a Forum Estudante.

Antes de rumarem por Portugal fora numa aventura de 6 dias em que vão conhecer várias instituições de cariz social, de diversas vertentes, e perceber a importância do trabalho que desenvolvem, foram recebidos pelo Diretor geral da Forum Estudante, Rui Marques e pelo Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Eduardo Graça.

Ao longo desta 5.ª edição foram reservadas várias atividades para o grupo de jovens. O centro de Apoio Luís da Silva, em Borba, foi o primeiro local a ser visitado. Além de conhecerem as instalações e participarem em algumas atividades com utentes, assistiram a um filme de apresentação sobre o centro dedicado ao apoio de pessoas portadoras de deficiência profunda.
A Cercipeniche foi o segundo local planeado para receber o grupo da iniciativa Portugal Social On The Road, tendo sido previsto uma receção aos jovens no Centro de Reabilitação Profissional, planeou-se uma sessão de relaxação (Taças Tibetanas) e a apresentação da Cercipeniche. De seguida, o grupo, dividido em três, visitou o Centro de Formação Porfissional (CREAP), o Centro de REcurso para a Inclusão Social e Comunitária (CERISC), e o Centro de Respostas Integradas (CERIN). Mais uma vez, para além da vista pelas instalações, foi preparada uma explicação técnica de procedimentos, de projetos e de ideias. No final, a parte prática, o desenvolvimento de uma tarefa concreta, como a cozedura de pão, tardefas de jardinagem, de estufa, etc. 

16h30 – Brainstorming sobre o dia. Sessão de perguntas sobre a organização. Breve apresentação do território

Fundação ADFP

Parque Biológico da Serra da Lousã (PBSL)

O PBSL é um parque temático que emprega/ocupa pessoas com deficiência ou doença mental, pelo que a visita constitui um ato de responsabilidade social, e todas receitas um contributo para a sua sustentabilidade e manutenção dos postos de trabalho/ocupação. Em anexo envio documento com mais informação sobre o projeto.

Enquanto parque temático, integra: área de Vida Selvagem Nacional, Quinta Pedagógica, Centro Hípico, Labirinto de Árvores de Fruto, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais, Loja, Espaço da Mente, Ecomuseu, Museu da Tanoaria, Restaurante Museu da Chanfana e Hotel Parque Serra da Lousã 4*. Em construção, no alto da colina, o primeiro Templo Ecuménico Universalista da Europa.  Relativamente aos preços, apresentamos várias soluções:

Atividade

A Previdência Portuguesa

Atividade “Calcob

Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos”

10:45 – Receção e visita às instalações da CALCOB de Processamento e Transformação de Produtos Hortícolas em Vila Verde    12: 00 – Breve apresentação da CALCOB – Dr. Fernando Silva

Atividade GSSDCR Miro


Galeria de fotografias {gallery}ptsr2016{/gallery}

  • Share: