A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, em parceria com a Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) realizou, em Vila Nova de Gaia, as comemorações para o Dia Internacional do Voluntário, que juntou uma centena de pessoas envolvidas na comunidade do Voluntariado – sejam elas técnicas, coordenadoras ou voluntárias.
O evento assinalado no dia 5 de dezembro, no Centro Paroquial de Mafamude, em Vila Nova de Gaia, celebrou o Dia Internacional do Voluntário. Este evento quis marcar o dia dedicado aos voluntários(as) e a quem fomenta esta prática, dia instituído pela Organização das Nações Unidas em 1985.
O evento decorreu, na parte da manhã, com dinamizações e atividades desenvolvidas para a área do Voluntariado. Neste sentido, tivemos a oportunidade de dinamizar um «Marketplace», onde várias organizações tiveram oportunidade de mostrar os seus produtos e de dar a conhecer o seu trabalho ao público em geral. Estas organizações foram a CASES, a CPV, a FENACERCI, a Serve The City, a Semear Futuro, a Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Gaia, a Médicos do Mundo, a HumanitAVE e a EMVIO (Estrutura Municipal de Voluntariado de Vila Nova de Gaia).
Ainda no mesmo decorrer da manhã, onde os participantes poderiam servir-se com um coffee break, houve espaço para Workshops dedicados à área de Voluntariado. Estes workshops foram dinamizados por técnicos e responsáveis na área de Voluntariado, com diversos temas à mistura e divididos em duas salas distintas, a decorrer ao mesmo tempo. Alguns dos temas apresentados foram a Plataforma Portugal Voluntário, a Medida de Apoio ao Voluntariado; os direitos, deveres e ações de voluntariado; Gestão de Voluntariado, entre outros.
Após o almoço, deu-se então abertura à parte mais cerimonial do evento. A abertura foi feita por Eduardo Graça, Presidente da CASES; Eugénio da Fonseca, Presidente da CPV e Sérgio Afonso, Diretor Municipal de Políticas Sociais do Município de Vila Nova de Gaia, onde todos fomentaram a importância de celebrar o Dia Internacional do Voluntário e agradeceram todo o empenho na organização do evento.
Esta abertura daria início à entrega de prémios do Selo de Qualidade Academia Voluntária, onde foram distinguidas as instituições de ensino superior que mostraram competências na promoção do Voluntariado nas suas comunidades. Este prémio é referente à CASES e atribuiu o Selo a oito academias presentes no evento. Estes prémios foram recebidos pela Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha; ISCE Douro; Instituto Politécnico de Tomar; Universidade de Aveiro; Universidade do Algarve; Universidade Autónoma de Lisboa; ISEC Lisboa e ISCAC de Coimbra.
Houve espaço a um momento musical, onde atuou um grupo de jovens de Vila Nova de Gaia, da Academia de Música Vilar do Paraíso que, maestrados por Alexandra Moura, encantaram com as suas vozes de tom lírico.
Por fim, atribuiu-se o Troféu Português de Voluntariado, uma iniciativa proposta pela CPV e que pretendeu distinguir os caminhos de organizações e voluntários em seis categorias diferentes.
E de modo a destacar-se o encerramento, voltaram ao palco Eduardo Graça, Eugénio da Fonseca e Sérgio Afonso, que trouxeram consigo a Secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes, que destacou a importância da celebração do Voluntariado em Portugal e a importância de se fazer mais pelo Voluntariado no nosso país.
A todos(as), agradecer a participação e que o Voluntariado seja uma razão para unir forças entre as organizações que fomentam esta tão bonita e necessária prática, em Portugal, e no Mundo.