Realizou-se, no passado dia 8 de fevereiro, pelas 16h, no Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, a cerimónia pública de entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2016. A abertura da sessão contou com uma atuação do Tenor João Miguel Gonçalves, e no encerramento, com as intervenções do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, e do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Este Prémio, lançado em 2012, pretende homenagear a cada ano as pessoas singulares e coletivas que mais se tenham distinguido no setor da Economia Social. Na presente Edição, foi premiada a Associação Leque – Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais, sediada em Alfândega da Fé, Bragança, vencedora da categoria Inovação e Sustentabilidade, pelo projeto EKUI, uma linha de material lúdico didático inclusivo com uma linguagem universal e acessível a toda a população, com leitura em braille, língua gestual portuguesa e alfabeto fonético.
Nesta categoria, foram ainda distinguidas com uma menção honrosa a CLIP – Recursos e Desenvolvimento, associação sediada em Lisboa e que tem como missão reforçar a ação de pessoas e empresas que promovem o desenvolvimento local, e a U.DREAM – Projeto Um Sonho Universitário com (Tr) Impacto, que acompanha diariamente crianças no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e semanalmente no Centro Raríssimas da Maia e na Casa Ronald McDonald do Porto, ajudando-as a concretizar o seu sonho pessoal.
A Associação Cultural Moinho da Juventude – Sabura 2004-2014, projeto comunitário sediado no Alto da Cova da Moura, na Amadora, em Lisboa, com o objetivo de ajudar as pessoas com dificuldades de integração no bairro, foi o vencedor da categoria Estudos e Investigação.
Foi também distinguido o Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social, do Instituto Politécnico de Santarém, da Escola Superior de Gestão e Tecnologia, na categoria Formação Pós-Graduada.
Por último, na categoria Trabalhos Escolares, a CASES distinguiu o Agrupamento de Escolas de Argoncilhe de Santa Maria da Feira, no Porto, com o Projeto HIPPO (Hábitos Inteligentes Para a Prevenção da Obesidade), que envolve pais, professores e alunos no combate a esta doença.
O professor Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Rui Namorado, foi distinguido com o Prémio Especial Personalidade do Ano.
A cerimónia contou com a presença, na plateia, de ilustres nomes do panorama político e ligados ao setor da economia social, entre os quais, António Correia de Campos, Miguel Pereira Leite, e Pe Lino Maia.
Consulte o Programa da cerimónia.