Realizou-se em Coimbra, no dia 8 de setembro de 2021, a Ciméria ibérica da Economia Social, iniciativa integrada na Capital Europeia da Economia Social, assumida este ano por Portugal, no âmbito da presidência do Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo.
A Cimeira Ibérica representa um aprofundamento político das relações entre Espanha e Portugal no âmbito específico da economia social, projetando no futuro um conjunto de iniciativas, incluindo a continuidade bianual de Cimeiras da Economia Social.
Os governos dos dois países, através das Ministras do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, e da Segunda Vice-presidente do Governo e Ministra do Trabalho e Economia Social do Reino de Espanha, Yolanda Díaz Pérez, subscreveram um Memorando de Entendimento e Cooperação em Matéria de Economia Social – MdE, cujas ações serão operacionalizadas pela CASES e pela Direção Geral do Trabalho Autónomo, Economia Social e RSE de Espanha, representadas na Cimeira por Eduardo Graça e Maravillas Espín.
Seguiram-se dois painéis que permitiram a partilha de experiências e boas práticas. No domínio da educação e formação para a economia social, Deolinda Meira, do ISCAP, moderou uma sessão que contou com a participação de Professores das Universidades de Valência – Isabel-Gemma Fajardo, Maria José Vañó Vañó e Teresa Savall Morera – e de Coimbra – Álvaro Garrido, Maria Manuel Leitão Marques e Filipe Almeida. O painel referente às políticas europeias, moderado por Eduardo Graça, contou com a participação das Confederações representativas da Economia Social dos dois países, a CPES – confederação Portuguesa da Economia Social, representada por Francisco Silva, e a CEPES – Confederação Empresarial Espanhola da Economia Social, representada por Juan Antonio Pedreño.
A Cimeira assinalou também a assinatura de um Protocolo entre a CASES e a Câmara Municipal de Coimbra para o Banco Local de Voluntariado.