O Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL), integrado na Universidade Lusíada desde Setembro de 2006, comemora, no dia 17 de Março de 2020, o seu 85.º aniversário.
Foi a 17 de Março de 1935 que Mme. Marie Thérèse Lévêque, primeira directora técnica do Instituto de Serviço Social de Lisboa (ISSL), apresentou, nas instalações destinadas ao funcionamento desta escola, os objectivos e o programa de um curso pioneiro em Portugal em Serviço Social (Boletim do ISSL, 1935). Esta data marca, pois, o início de actividade da primeira escola portuguesa de Serviço Social e de um projecto educativo que marcou e continua a marcar a formação e a institucionalização do Serviço Social em Portugal, e a própria sociedade portuguesa.
De facto, milhares de assistentes sociais formados nesta escola têm tido um papel essencial quer na concepção e definição de políticas sociais nas suas diversas áreas, quer na implementação destas políticas no terreno, ocupando cargos directivos e técnicos nas organizações públicas, nas organizações do sector da Economia Social e também em instituições privadas. Sendo, pois, uma instituição com uma acção relevante na promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento e da justiça social em Portugal, o ISSSL foi distinguido, no dia 10 de Julho de 2008, com as insígnias de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública.
O ISSSL comemora, também, os 35 anos da revista “Intervenção Social“, sendo o primeiro número datado de Junho de 1985.
A Federação Internacional de Assistentes Sociais instituiu que na terceira terça-feira do mês de Março fosse celebrado o Dia Mundial do Serviço Social que este ano recai no dia 17 de Março e está subordinado ao tema “Promovendo a importância das relações humanas”.