# Conferência Cooperativa Global e AG da Aliança Cooperativa Internacional // Nova Deli, India, 25-30 novembro 2024

By Sem categoria Comentários fechados em # Conferência Cooperativa Global e AG da Aliança Cooperativa Internacional // Nova Deli, India, 25-30 novembro 2024

Conferência Cooperativa Global


A Conferência Global 2024 da Aliança Cooperativa Internacional decorreu em Nova Deli, Índia, entre 25 e 30 de novembro, marcando um momento muito significativo: mais de 3.000 cooperadores lançaram juntos o Ano Internacional das Cooperativas 2025 (AIC2025), proclamado pela ONU, um testemunho do poder das cooperativas para enfrentar desafios globais como a desigualdade, o clima e os conflitos.

O AIC2025 tem como lema “As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor” como o objetivo de inspirar cooperadores em todo o mundo a trabalharem juntos para fortalecer o movimento cooperativo internacional.

A Conferência Global foi organizada pela Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO) e pelas 18 organizações membros da ACI na Índia.

Por Portugal estiveram presentes a CASES e a CONFECOOP.

O Primeiro-Ministro Narenda Modi discursou na conferência, destacando o papel vital que as cooperativas desempenham na história de sucesso da Índia. Enfatizou a importância de fomentar um “espírito cooperativo” – um espírito de colaboração e propriedade partilhada. Este espírito é a chave para a construção de um futuro sustentável e inclusivo.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, falou sobre o papel crucial das cooperativas na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente à luz da próxima Segunda Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Social. Sublinhou a necessidade de esforços unidos para enfrentar desafios globais complexos.

Também na cerimónia de abertura, Dasho Tshering Tobgay, primeiro-ministro do Butão, disse: “Queremos construir um centro no Sul do meu país, que se baseie na atenção plena e no pensamento inovador. Isso está muito alinhado com os valores cooperativos centrados no ser humano.”

O Presidente da ACI, Ariel Guarco, homenageou o Udai Shanker Awasthi com o Rochdale Pioneers Award, reconhecendo sua imensa contribuição para o movimento cooperativo. Guarco enfatizou a importância de convidar as novas gerações a juntarem-se à família cooperativa, não deixando ninguém para trás.

Ana Aguirre, presidente do Comité da Juventude da ACI, liderou a conferência Coopathon. 40 jovens de todos os cantos do mundo cocriaram soluções cooperativas através de jogos, construindo pontes duradouras que garantirão o futuro da cooperação. Porque o movimento cooperativo é verdadeiramente transgeracional, é necessário fomentar estas pontes.

Por último, o Awasthi referiu a importância das cooperativas para a Índia. A criação do Ministério da Cooperação em 2021 demonstrou o compromisso do governo em levar o movimento cooperativo a todos os cantos do país. A ACI e as cooperativas partilham mais amplamente o mesmo objetivo, disse ele: “Servir os não servidos, alcançar os não alcançados e percorrer a última milha, e tenho certeza de que juntos podemos fazer a diferença no mundo fraturado de hoje”.

O Programa de Ação de Nova Deli traça um roteiro para alcançar este futuro. Articula-se em torno de quatro pilares fundamentais:

  1. Reafirmar a identidade cooperativa: Isto significa viver de acordo com os valores e princípios cooperativos, investir na educação cooperativa e salvaguardar o património cultural cooperativo. Fazer crescer a marca Coop.
  2. Viabilizar políticas de apoio: São necessárias políticas que capacitem as cooperativas e libertem todo o seu potencial na economia global.
  3. Desenvolver uma liderança forte: É preciso cultivar uma liderança inclusiva, capacitando mulheres, jovens e minorias para liderar o caminho.
  4. Construir um futuro sustentável: As cooperativas podem adotar a tecnologia de IA, o acesso ao financiamento através das fintechs e implementar soluções para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Esta agenda é um apelo à ação. Aqui está o que cada um de nós pode fazer, em 7 níveis de partes interessadas:

  1. Cooperativas: Investir em educação, inovação e colaboração. Incentivar a cooperação entre cooperativas à escala global. A IA pode ajudar.
  2. Comunidades: Apoiar as cooperativas locais e defender políticas favoráveis às cooperativas.
  3. Sociedade civil: Sensibilizar para os benefícios das cooperativas e colaborar através de parcerias em iniciativas sociais e ambientais.
  4. Setor privado: Investir em cooperativas, fazer parcerias com elas e promover valores cooperativos.
  5. Líderes de opinião: Destacar o impacto positivo das cooperativas e desfazer conceitos erróneos e preconceitos.
  6. Governos: Criar políticas favoráveis, reconhecer as cooperativas como parceiros-chave e integrar a educação cooperativa.
  7. Instituições multilaterais: Apoiar o desenvolvimento cooperativo e promover a cooperação internacional.

Conheça o Programa de Ação de Nova Deli: new_delhi_action_agenda_final.pdf (300.43 KB)

Assembleia Geral da ACI


No dia 29 de novembro, no âmbito da Conferência Global, realizou-se a Assembleia Geral da ACI, que teve a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Abertura da Assembleia Geral
  2. Nomeação da Mesa
  3. Aprovação da ordem de trabalhos
  4. Aprovação da ata da Assembleia Geral de 20 de junho de 2024
  5. Conselho de Administração da ACI: Confirmação dos mandatos dos administradores nomeado pelo Conselho de Administração da ACI por cooptação e Anúncio de novos diretores
  6. Relatório do Presidente
  7. Relatório do Diretor-geral
  8. Plano de Trabalho 2025 e Ano Internacional das Cooperativas
  9. Plano Estratégico 2026-2030
  10. Relatório do Grupo de Trabalho sobre a Alteração dos Direitos de Voto e das Quotas de filiação.
  11. Aprovação e alteração do novo Regulamento Interno da Assembleia Geral
  12. Consulta sobre identidade cooperativa e recomendações
  13. Próxima Assembleia Geral do ICA em junho de 2025

Todos os pontos foram discutidos, tendo sido aprovados os suscetíveis de aprovação. Destaca-se, em particular, a aprovação do Plano de Trabalho para o Ano Internacional das Cooperativas 2025, que será também o ano do lançamento da nova Estratégia para 2026-2030 da ACI (igualmente aprovada), durante a Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social – evento que encerrará o AIC2025. Um processo interno começará em 2025 para incorporar o slogan: Uma organização, uma estratégia, uma marca. Ser reconhecível na esfera internacional é uma condição necessária para poder crescer, e essa será a tónica do programa do AIC2025, que pretende atrair jovens e aumentar a visibilidade das cooperativas e da marca Coop, dando ferramentas às cooperativas para a promoção do seu modelo.

Mais informação disponível em: https://icanewdelhi2024.coop/welcome

  • Share: