Conferência Cooperativa Global
A Conferência Global 2024 da Aliança Cooperativa Internacional decorreu em Nova Deli, Índia, entre 25 e 30 de novembro, marcando um momento muito significativo: mais de 3.000 cooperadores lançaram juntos o Ano Internacional das Cooperativas 2025 (AIC2025), proclamado pela ONU, um testemunho do poder das cooperativas para enfrentar desafios globais como a desigualdade, o clima e os conflitos.
O AIC2025 tem como lema “As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor” como o objetivo de inspirar cooperadores em todo o mundo a trabalharem juntos para fortalecer o movimento cooperativo internacional.
A Conferência Global foi organizada pela Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO) e pelas 18 organizações membros da ACI na Índia.
Por Portugal estiveram presentes a CASES e a CONFECOOP.
O Primeiro-Ministro Narenda Modi discursou na conferência, destacando o papel vital que as cooperativas desempenham na história de sucesso da Índia. Enfatizou a importância de fomentar um “espírito cooperativo” – um espírito de colaboração e propriedade partilhada. Este espírito é a chave para a construção de um futuro sustentável e inclusivo.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, falou sobre o papel crucial das cooperativas na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente à luz da próxima Segunda Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Social. Sublinhou a necessidade de esforços unidos para enfrentar desafios globais complexos.
Também na cerimónia de abertura, Dasho Tshering Tobgay, primeiro-ministro do Butão, disse: “Queremos construir um centro no Sul do meu país, que se baseie na atenção plena e no pensamento inovador. Isso está muito alinhado com os valores cooperativos centrados no ser humano.”
O Presidente da ACI, Ariel Guarco, homenageou o Udai Shanker Awasthi com o Rochdale Pioneers Award, reconhecendo sua imensa contribuição para o movimento cooperativo. Guarco enfatizou a importância de convidar as novas gerações a juntarem-se à família cooperativa, não deixando ninguém para trás.
Ana Aguirre, presidente do Comité da Juventude da ACI, liderou a conferência Coopathon. 40 jovens de todos os cantos do mundo cocriaram soluções cooperativas através de jogos, construindo pontes duradouras que garantirão o futuro da cooperação. Porque o movimento cooperativo é verdadeiramente transgeracional, é necessário fomentar estas pontes.
Por último, o Awasthi referiu a importância das cooperativas para a Índia. A criação do Ministério da Cooperação em 2021 demonstrou o compromisso do governo em levar o movimento cooperativo a todos os cantos do país. A ACI e as cooperativas partilham mais amplamente o mesmo objetivo, disse ele: “Servir os não servidos, alcançar os não alcançados e percorrer a última milha, e tenho certeza de que juntos podemos fazer a diferença no mundo fraturado de hoje”.
O Programa de Ação de Nova Deli traça um roteiro para alcançar este futuro. Articula-se em torno de quatro pilares fundamentais:
- Reafirmar a identidade cooperativa: Isto significa viver de acordo com os valores e princípios cooperativos, investir na educação cooperativa e salvaguardar o património cultural cooperativo. Fazer crescer a marca Coop.
- Viabilizar políticas de apoio: São necessárias políticas que capacitem as cooperativas e libertem todo o seu potencial na economia global.
- Desenvolver uma liderança forte: É preciso cultivar uma liderança inclusiva, capacitando mulheres, jovens e minorias para liderar o caminho.
- Construir um futuro sustentável: As cooperativas podem adotar a tecnologia de IA, o acesso ao financiamento através das fintechs e implementar soluções para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Esta agenda é um apelo à ação. Aqui está o que cada um de nós pode fazer, em 7 níveis de partes interessadas:
- Cooperativas: Investir em educação, inovação e colaboração. Incentivar a cooperação entre cooperativas à escala global. A IA pode ajudar.
- Comunidades: Apoiar as cooperativas locais e defender políticas favoráveis às cooperativas.
- Sociedade civil: Sensibilizar para os benefícios das cooperativas e colaborar através de parcerias em iniciativas sociais e ambientais.
- Setor privado: Investir em cooperativas, fazer parcerias com elas e promover valores cooperativos.
- Líderes de opinião: Destacar o impacto positivo das cooperativas e desfazer conceitos erróneos e preconceitos.
- Governos: Criar políticas favoráveis, reconhecer as cooperativas como parceiros-chave e integrar a educação cooperativa.
- Instituições multilaterais: Apoiar o desenvolvimento cooperativo e promover a cooperação internacional.
Conheça o Programa de Ação de Nova Deli: new_delhi_action_agenda_final.pdf (300.43 KB)
–
Assembleia Geral da ACI
No dia 29 de novembro, no âmbito da Conferência Global, realizou-se a Assembleia Geral da ACI, que teve a seguinte Ordem de Trabalhos:
- Abertura da Assembleia Geral
- Nomeação da Mesa
- Aprovação da ordem de trabalhos
- Aprovação da ata da Assembleia Geral de 20 de junho de 2024
- Conselho de Administração da ACI: Confirmação dos mandatos dos administradores nomeado pelo Conselho de Administração da ACI por cooptação e Anúncio de novos diretores
- Relatório do Presidente
- Relatório do Diretor-geral
- Plano de Trabalho 2025 e Ano Internacional das Cooperativas
- Plano Estratégico 2026-2030
- Relatório do Grupo de Trabalho sobre a Alteração dos Direitos de Voto e das Quotas de filiação.
- Aprovação e alteração do novo Regulamento Interno da Assembleia Geral
- Consulta sobre identidade cooperativa e recomendações
- Próxima Assembleia Geral do ICA em junho de 2025
Todos os pontos foram discutidos, tendo sido aprovados os suscetíveis de aprovação. Destaca-se, em particular, a aprovação do Plano de Trabalho para o Ano Internacional das Cooperativas 2025, que será também o ano do lançamento da nova Estratégia para 2026-2030 da ACI (igualmente aprovada), durante a Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social – evento que encerrará o AIC2025. Um processo interno começará em 2025 para incorporar o slogan: Uma organização, uma estratégia, uma marca. Ser reconhecível na esfera internacional é uma condição necessária para poder crescer, e essa será a tónica do programa do AIC2025, que pretende atrair jovens e aumentar a visibilidade das cooperativas e da marca Coop, dando ferramentas às cooperativas para a promoção do seu modelo.
Mais informação disponível em: https://icanewdelhi2024.coop/welcome