Com a participação do Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Vieira da Silva, realiza-se a 23 de maio, em Madrid, importante Conferência europeia sobre o modelo de empresa de economia social, visto como imprescindível numa Europa social no futuro próximo.
A Conferência é organizada pela presidência em exercício do Grupo do Luxemburgo, a da Espanha. Formam o Grupo do Luxemburgo os Ministros e outros responsáveis governamentais pela pasta da economia social que se revêm nas Declarações do Luxemburgo e de Bratislava. Portugal é membro do Grupo, que nesta altura já reúne mais de metade dos ministros dos 27.
Do encontro ministerial sairá uma Declaração de Madrid, que visará conceder cidadania europeia às empresas de economia social, numa altura em que se espera por um Plano de ação da Comissão europeia em favor do setor, a publicar até final do ano. Os Estados membros farão recordar à Comissão europeia que em final de 2015 aprovaram no Conselho Europeu, por unanimidade, um documento sobre a ‘Promoção da economia social enquanto força motora chave do desenvolvimento económico e social na Europa’, documento que Parlamento Europeu, Conselho Económico e Social Europeu e Comité das Regiões devidamente acolheram, e que se exige seja devidamente estudado e concretizado pela Comissão Europeia, numa altura em que se discute o Livro Branco sobre o Futuro da Europa e se perspetivam cenários que não deverão descartar o reforço do Pilar Social Europeu.
Entre os organizadores do Encontro está a Social Economy Europe, grupo de que a CASES é membro da Direção, que realizará a 22 de maio uma assembleia geral aberta a organizações não membros. Será uma oportunidade para os restantes membros da CASES conhecerem o que se fez e quer fazer a nível europeu no setor.
As inscrições fecham a 18 de maio, sendo que são limitados os lugares no Museu Rainha Sofia, onde se realiza o evento.
Ver Programa