10.07.2015
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “FUGA DE CÉREBROS:
A MOBILIDADE ACADÉMICA E A EMIGRAÇÃO PORTUGUESA QUALIFICADA”
18 de setembro
INSCRIÇÕES ABERTAS 1 DE MAIO A 15 DE AGOSTO // CALL FOR POSTERS // 31 DE JULHO
A fuga de cérebros refere-se à transferência de capital humano com elevados níveis de educação e competências dos países menos desenvolvidos para os países mais desenvolvidos. A saída de profissionais altamente qualificados limita deste modo a rentabilização dos investimentos educativos realizados, criando condições favoráveis a sua reutilização pelos países mais desenvolvidos.
A emigração qualificada tem sido analisada segundo dois modelos contrastantes: por um lado, o modelo do êxodo põe em primeiro plano a ideia de que os mais competentes se veem obrigados a um exílio que lhes permita obter um posto de trabalho e uma remuneração correspondentes à sua formação; por outro lado, o modelo da diáspora sublinha os benefícios mútuos retirados das trocas interculturais abertas pela circulação de saberes promovida pelas elites académicas, científicas e culturais cosmopolitas.
Sendo Portugal um dos países europeus com maior emissão de emigrantes qualificados, este é um debate que atravessa atualmente a sociedade portuguesa. A conferência visa aprofundá-lo de modo informado, tornando públicos os resultados de um projeto financiado pela FCT* que analisou a fuga de cérebros em Portugal nos últimos anos. Fazemo-lo a partir dos grandes números e das biografias de portugueses que emigraram para a Europa na última década… (ler mais)
ORGANIZAÇÃO:
Projeto BRADRAMO: “Êxodo de competências e mobilidade académica de Portugal para a Europa /
Brain Drain and Academic Mobility from Portugal to Europe”