Primeira metade de 2023 com um saldo demográfico global positivo.
No âmbito da sua missão e competências, a CASES procura, com o presente relatório, informar sobre a evolução demográfica do setor cooperativo no primeiro semestre de 2023 em Portugal Continental, considerando a natalidade e mortalidade do Setor Cooperativo, e o comportamento das credenciais emitidas neste semestre para as Cooperativas sediadas em Portugal Continental. Para o efeito, foram utilizados os dados do Portal de Credenciação da CASES, bem como consultados os registos comerciais das cooperativas no Portal da Justiça.
Destaca-se que a primeira metade de 2023 registou um saldo demográfico global positivo de 12 Cooperativas. O número de cooperativas constituídas e extintas no primeiro semestre de 2023 surge praticamente inalterado face ao observado no período homólogo de 2022, verificando-se que 25% foram criadas com recurso ao procedimento de constituição na hora.
Mais de um terço das cooperativas criadas neste semestre concentraram-se no ramo da Cultura. O distrito do Porto concentra o maior número de cooperativas recém-criadas e Lisboa o de cooperativas extintas.
No primeiro semestre de 2023 foram emitidas 683 credencias. Este número representa apenas mais 2,4% credenciais que no primeiro semestre do ano homólogo anterior, contudo, não deixa de ser o maior número de credenciais emitidas pela CASES registado num primeiro semestre. Assim, a mais recente evolução semestral não só vem consolidar o normal funcionamento do processo de credenciação, que havia sido fortemente impactado em 2020 e 2021 em virtude da crise sanitária, como também retoma a tendência crescente que se assistia antes da pandemia.
Ver Relatório