# Dia Internacional das Cooperativas // As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor

By CASES, Destaques, Notícias Comentários fechados em # Dia Internacional das Cooperativas // As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor

Celebra-se no dia 05 de julho o Dia Internacional das Cooperativas. Em todo o mundo, as cooperativas são lembradas e homenageadas pelo seu contributo ímpar para o desenvolvimento sustentável, a coesão social e a construção de um mundo mais justo. Neste Ano Internacional das Cooperativas (AIC/2025), declarado pelas Nações Unidas, importa reforçar o valor desta celebração e associarmo-nos ativamente à sua mensagem. Sob o lema “As cooperativas constroem um mundo melhor”, o AIC/2025 destaca o impacto global do movimento cooperativo, o qual estima-se representar pelo menos 12% da população mundial e reunir cerca de 3 milhões de cooperativas que atuam de forma conjunta para promover modelos económicos mais justos, participativos e resilientes. O AIC/2025 procura destacar também a relevância deste setor enquanto resposta concreta aos desafios contemporâneos, designadamente na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme sublinha a Aliança Cooperativa Internacional (ICA).

Em Portugal existem mais de 2000 cooperativas com um valor acrescentado bruto de 1000 milhões de €, se lhes juntarmos as sociedades com capital integralmente cooperativo. Em 2023 e 2024 o movimento cooperativo português cresceu em número de cooperativas por efeito do crescimento das cooperativas culturais, de habitação/construção e de serviços, sendo que o maior número continua a ser de cooperativas do ramo agrícola.  O estudo “As 100 maiores cooperativas” com dados de 2023, em publicação, mostra-se um retrato bastante impressivo do setor. Em 2023, as 100 maiores cooperativas nacionais registaram um volume de negócios superior a 3,55 mil milhões de euros, representando um aumento de 8% face ao conjunto das 100 maiores em 2022, a que acresce o total de ativo líquido das 20 maiores cooperativas de crédito de mais de 24 mil milhões de euros. O relatório final será divulgado dia 15 de julho.

No âmbito do programa do AIC/2025 estão em curso diversas iniciativas destacando-se, até ao final do ano, a apresentação dos vencedores do Concurso de Ideias “GERAÇÃOCOOP: Construir Hoje, Transformar Amanhã”, lançado para a promoção de instrumentos didáticos de divulgação do movimento cooperativo direcionados a um público-alvo infantojuvenil, tendo vencido, em ex aequo, Cátia R. Santos e Maria Gabriela Ferreira; a apresentação do vencedor do Prémio “Cartaz AIC2025 – Ano Internacional das Cooperativas”, nomeadamente, Rui Marques (cartaz disponível aqui); a realização de cerimónia evocativa na Assembleia da República (AR); apresentação da “Jurisprudência cooperativa comentada – Acórdãos nacionais 2012-2024”; podcast “Sou cooperador, somos cooperativas” – CONFECOOP – disponibilizado nos canais de comunicação digital (website/redes sociais) e o Congresso Nacional – CONFAGRI – “Promover a reflexão sobre a resposta cooperativa aos novos desafios dos setores agrícola, agroalimentar e florestal e do mundo rural português”.

A fórmula cooperativa é um poderoso meio na produção de riqueza e mais justa distribuição da mesma e, em último recurso, um meio de resistência às ameaças, sejam quais forem as suas matrizes ideológicas, à paz, à liberdade e à democracia. Sejamos fiéis aos ideais e princípios fundadores do movimento cooperativo..

Viva o Ano Internacional das Cooperativas.

Viva o movimento cooperativo.

.

.

  • Share: