15.10.2014
17 de outubro, Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza
Vive-se, ainda hoje, num Mundo onde mais de mil milhões de pessoas (uma em cada sete) passam fome e 200 milhões sobrevivem sem emprego.
O compromisso mundial assumido em 2000 – de erradicação da Pobreza Extrema em 15 anos através do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) – está a chegar ao fim e, no entanto, apenas alguns objetivos foram atingidos. Outros, no tempo que resta, poderão ainda vir a ser cumpridos, mas ainda há muito por fazer. Há ainda muitas pessoas – uma que fosse, seria demais – a viver abaixo do limiar da pobreza.
No entanto, esta é a primeira geração da história da humanidade com os meios para poder acabar com a pobreza e a desigualdade.
No dia 17 de outubro comemora-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. A Oikos, mais uma vez, não podia ficar indiferente a este dia, que representa uma excelente oportunidade para informar e sensibilizar crianças, jovens e adultos para a dura realidade da pobreza extrema e para a necessidade urgente de atuar no sentido da erradicação da mesma.
Fica assim o convite para que, neste dia, organizem-se iniciativas individuais ou em conjunto como: “um minuto de silêncio” e/ou “um cordão humano”, e seja lido o “Manifesto contra a Pobreza” que se sugere.
Oikos – Cooperação e Desenvolvimento