Mensagem/Saudação da Direção da Confederação Portuguesa das Colectividades, no âmbito do Dia Nacional das Coletividades e do 94.º aniversário da Confederação
«Caros Colegas e Amigos Dirigentes Associativos
Ao comemorarmos o Dia Nacional das Colectividades e os 94 anos da nossa Confederação, lembramos todos aqueles que contribuíram para o que é o Movimento Associativo Popular e os seus 200 anos de história. Foram milhares de homens e mulheres que de forma voluntária e generosa dedicaram as suas vidas ao bem comum e, através da cultura, recreio e desporto, contribuíram para a justiça social e a felicidade de milhões de portugueses.
De acordo com a Conta Satélite da Economia Social (2016) publicada pelo Instituto Nacional de Estatística, hoje somos mais de 31.000 entidades de cultura, recreio e desporto. Somos mais de 425.000 Dirigentes Associativos, Voluntários e Benévolos. O nosso país seria bem diferente e muito mais pobre se não existíssemos.
Este ano, comemoramos também o 15.º aniversário da passagem de Federação (fundada a 31 de maio de 1924) para Confederação (escritura pública a 29 de Maio de 2003). De então para cá muita
coisa mudou no movimento associativo nacional. Desenvolvemos processos reivindicativos junto dos poderes políticos e estabelecemos parcerias com dezenas de entidades públicas, privadas e sociais da economia, investigação e conhecimento. Conseguimos resultados muito positivos no plano legislativo, do reconhecimento institucional e das relações internacionais.
Hoje temos assento no Conselho Económico e Social; no Conselho Nacional da Economia Social; no Conselho Nacional do Desporto; no Grupo de Trabalho da Secretaria de Estado da Cultura.
Dinamizamos o Conselho Nacional do Associativismo Popular enquanto plataforma informal, integramos a Confederação Portuguesa de Economia Social e estamos a estudar a possibilidade de integração na Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
A nossa Confederação tem consciência de todas as dificuldades e potencialidades do nosso movimento. Ao dedicarmos o Dia Nacional das Colectividades.2018 ao tema “Salvaguarda dos Arquivos Associativos” estamos a prevenir e a sensibilizar para um património que garante o testemunho do que foi e é o nosso associativismo. Salvaguardar os Arquivos Associativos é defender a nossa identidade e soberania.
A nossa Confederação saúda e apela a todos os Colegas Dirigentes Associativos que se juntem em torno dos grandes projectos e reivindicações nacionais e que façam do Dia Nacional um dia de reflexão e intervenção associativa para que, com espírito colectivo e associativo, possamos alcançar o que cada um de nós, sozinho, nunca alcançará.
Viva o Dia Nacional das Colectividades!
Viva o Movimento Associativo Popular!
Maio 2018 A Direcção»