A Task-Force da ONU para a Economia Social e Solidária (UNTFSSE) lança curso on-line aberto sobre Economia Social e Solidária (ESS) e o seu papel nos ODS
Após a adoção histórica pela Assembleia Geral das Nações Unidas da resolução “Promoção da Economia Social e Solidária para o Desenvolvimento Sustentável” (A/RES/77/281), a 18 de abril de 2023, a UNTFSSE lançou um curso on-line aberto que permitirá aos Estados membros, órgãos intergovernamentais e entidades das Nações Unidas, governos e organizações regionais, decisores políticos, academia e think tanks, bancos de desenvolvimento, sociedade civil, setor privado e media familiarizarem-se com os conceitos básicos e práticas da Economia Social e Solidária (ESS) e seu papel central na promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Conheça o curso em UNTFSSE launches open online course to raise awareness of the Social and Solidarity Economy (SSE) and how it can help to achieve the SDGs – UNTFSSE (unsse.org)
PRÉMIOS EUROPEUS DE ECONOMIA SOCIAL – 2.ª EDIÇÃ0 – 2023 – candidaturas abertas até 31 de agosto 2023
Este ano, os Prémios Europeus de Economia Social, promovidos pela Social Economy Europe, terão quatro categorias:
Inovação social
Para as organizações que trabalham nos seguintes temas:
- Inclusão de indivíduos vulneráveis ou marginalizados, tais como migrantes ou outras minorias distantes do mercado de trabalho.
- Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
- Igualdade de género.
- Direitos LGTBI.
- Empreendedorismo social juvenil e inclusão dos jovens no mercado de trabalho.
- Serviços sociais inovadores, incluindo a inovação nos serviços de cuidados.
- Outras soluções para questões sociais.
Competências
No Ano Europeu das Competências, esta categoria visa premiar organizações que trabalham em upskilling e requalificação de trabalhadores da economia social, potenciais empreendedores, estudantes etc. e/ou desenvolvimento de formação e de cursos relacionados com a economia social, por exemplo, de cooperativas de ensino, centros cooperativos de EFP, universidades, etc.
Transição verde
Para organizações que trabalham em energia renovável, habitação, mobilidade sustentável, economia circular, gestão da água, produção de alimentação sustentável, entre muitos outros e/ou nas áreas de atuação da Trajetória de Transição para o ecossistema de proximidade e economia social.
Digitalização
Para iniciativas de economia social que operam na economia digital ou com um foco importante na inovação tecnológica e/ ou trabalho nas áreas de ação da Transição Digital da Trajetória de Transição para o ecossistema de proximidade e economia social.
Quem é elegível?
Empresas e organizações de economia social, como cooperativas, mutualidades, associações, fundações, empresas sociais, bancos éticos e alternativos e financiadores, instituições de microcrédito, sociedades laborais e outras formas de economia social; cuja sede se situe num Estado-Membro da UE-27 ou nas seguintes regiões: Balcãs Ocidentais (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia do Norte, Montenegro, Kosovo e Sérvia), a Parceria Oriental (Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, República da Moldávia e Ucrânia), Turquia, Países do Mediterrâneo (Argélia, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia), o Reino Unido e os Estados Membros da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).
As candidaturas, para cada uma destas categorias, podem ser submetidas neste formulário até 31 de agosto de 2023.
Um júri formado por especialistas em economia social, investigadores e representantes das instituições da UE selecionarão três finalistas para cada categoria. Um membro de cada organização selecionada como finalista será convidado para a Gala dos Prémios, a 14 de novembro, em San Sebastian (Espanha).
Boa sorte!
Conheça os candidatos e vencedores da primeira edição Social-Economy-Awards-2021.pdf (socialeconomy.eu.org)
Mais informações disponíveis em: https://www.socialeconomy.eu.org/2023/03/31/european-social-economy-awards-2023/
Associação IE-NO-HIKARI. 31º CONCURSO MUNDIAL ANUAL DE DESENHOS INFANTIS – candidaturas abertas até 2 de outubro 2023.
A IE-NO-HIKARI é a organização cooperativa agrícola nacional do Japão responsável pelo desenvolvimento de publicações e atividades culturais e tem o prazer de anunciar o 31.º Concurso Mundial de Desenhos Infantis.
Este concurso é realizado desde 1993, com o objetivo de ajudar as crianças a entender a importância da natureza e dos produtos agrícolas necessários para a vida, família, amizade e da existência de diferentes comunidades, através dos seus desenhos.
- São convidadas a participar neste concurso crianças entre os 6 e os 15 anos.
- A obra de arte pode versar sobre qualquer tema.
- As inscrições devem chegar até 2 de outubro.
Os principais objetivos deste concurso são, ainda:
- promover o intercâmbio cultural internacional e criar boa vontade duradoura e consciência global entre as crianças do mundo.
- despertar nas crianças o interesse pelos movimentos cooperativos em geral.
- Ajudar a cumprir um dos principais objetivos da Associação IE-NO-HIKARI – cultivar sucessores do movimento cooperativo.
Mais informações disponíveis em: WORLD CHILDREN’S PICTURE CONTEST – 家の光 公募サイト (ienohikari-koubo.com)
Programa COSME – consulta pública até 18 de setembro
No âmbito da avaliação final do Programa COSME (Programa para a Competitividade das Empresas e Pequenas e Médias Empresas 2014-2020) a Comissão Europeia lançou uma consulta pública para recolher as opiniões dos stakeholders e PME sobre este programa. A consulta está disponível em todas as línguas oficiais da UE e será encerrada em 18 de setembro.
Convidamo-lo a participar nesta consulta – os resultados irão ajudar a melhorar futuros programas de apoio às PME, incluindo a economia social. O questionário é simples e fácil de usar e levará apenas alguns minutos para ser preenchido.
A consulta está disponível aqui: 1) https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/cosme_final_evaluation ou 2) através do portal Have Your Say: https://ec.europa.eu/info/law/better-regulation/have-your-say/initiatives/13399-COSME-programme-evaluation_en . Para responder a esta pesquisa, será preciso solicitar uma senha de login da UE on-line, caso ainda não tenha uma.
O Programa para a Competitividade das Empresas e Pequenas e Médias Empresas (COSME) apoiou um conjunto alargado de projetos de reforço da competitividade das PME. Este programa funcionou de 2014 a 2020, e alguns projetos ainda estão a decorrer.
Entre outros, o COSME apoiou a Enterprise Europe Network, Erasmus para Jovens Empresários, projetos de turismo e economia social, IPR Help desks. Também apoiou projetos de internacionalização e excelência de clusters, e projetos para impulsionar a contratação de inovação e tornar os procedimentos de contratação mais simplificados para as PME. Outra vertente de trabalho fundamental do COSME foi o apoio a estudos e vários fóruns de interação com as principais partes interessadas para fortalecer a formulação de políticas para as PME.