ONU – Evento sobre Economia Social e Solidária e ODS
Como pode o reconhecimento Internacional da Economia Social e Solidária ajudar a alcançar os ODS através da inovação social e inclusiva? Este foi o tema do evento da Organização das Nações Unidas, que decorreu no dia 13 de dezembro de 2022, na sua sede, em Nova Iorque. O evento serviu para sensibilizar para o impacto positivo do desenvolvimento da Economia Social, que pode ajudar a localizar os ODS e tornar a recuperação mais inclusiva, resiliente e sustentável usando experiências partilhadas pelo Estados Membros e Sociedade Civil.
Segundo a ONU, a Economia Social e Solidária inclui empresas, organizações, e outras entidades que estão envolvidas em atividades económicas, sociais e ambientais que servem o interesse coletivo e/ou geral, e que são baseados nos princípios da cooperação voluntária e ajuda mútua, governação democrática e/ou participativa, autonomia e independência e primazia das pessoas e do propósito social sobre o capital na distribuição e uso dos excedentes e/ou lucros, bem como dos ativos.
Mais informação, incluindo a gravação da sessão e documentos relevantes, disponível em: https://media.un.org/en/asset/k11/k11kysh0gc
2023 Conferência Europeia e Global de Investigação Cooperativa da ACI, Leuven, Bélgica
A Conferência Europeia de Investigação Cooperativa organizada pelo Comité de Investigação Cooperativa da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) vai ter lugar entre 10 e 13 de julho, em Leuven, Bélgica. O anfitrião será o Centro de Competências para o Empreendedorismo Cooperativo (KCO KU Leuven). A conferência reunirá académicos, investigadores, membros de cooperativas e decisores políticos para discutirem os últimos desenvolvimentos de investigação e de políticas na área da governação cooperativa. Mais informações: https://ica-ccr2023.com/
Anais de Economia Pública e Cooperativa, Volume 93, Edição 4
Em 2022, a Fundação Edgard Milhaud, com a colaboração do CIRIEC-Internacional, continuou a publicar os Annals of Public and Cooperative Economics, uma revista de referência internacional sobre cooperativas, economia social e economia pública.
Mais informações: https://www.socialeconomynews.eu/en/annals-of-public-and-cooperative-economics-volume-93-issue-4-2/
Trajetória de Transição para o ecossistema de economia social e de proximidade
A Comissão publicou recentemente a Trajetória de transição para a Proximidade e Economia Social, cocriada com entidades relevantes do setor da economia social, para apoiar as entidades da economia social e as pequenas empresas locais a tornarem-se mais verdes e digitais, liderando as transições justas e digitais na UE. O documento foi apresentado no dia 14 de novembro, em Bruxelas, pelo Comissário para o Mercado Interno da UE, Thierry Breton. Vídeo do evento de apresentação.
O relatório apresenta um conjunto de 30 ações em 14 áreas distintas. Por exemplo, a trajetória propõe ações para ajudar as entidades da economia social a melhorar a sua eficiência energética de forma a reduzir o consumo de eletricidade. Também incentiva as autoridades públicas a apoiar a criação de parcerias ecológicas locais, por exemplo, para melhorar as cadeias de valor locais na gestão circular de resíduos, produção de energia limpa ou apoiar mercados locais de alimentos sustentáveis. Para melhorar a digitalização, o relatório enumera ações como o apoio ao desenvolvimento de um código de conduta para as entidades da economia social e empresas locais gerirem melhor os seus dados de forma transparente.
A Comissão lançou um convite aberto à apresentação de compromissos, convidando todas as partes relevantes a apresentar os seus compromissos concretos e a manifestar interesse em trabalhar em conjunto na implementação da via de transição da economia social e das empresas locais da UE. A primeira fase para apresentação de compromissos encerrou, mas brevemente será lançada uma nova fase.
Mais informações em https://single-market-economy.ec.europa.eu/sectors/proximity-and-social-economy/proximity-and-social-economy-transition-pathway_en
Comissão Europeia: convite à apresentação de propostas para tornar mais verdes as PME da Economia Social
- Na sequência do lançamento da Trajetória de transição, foi recentemente publicado um novo convite à apresentação de propostas destinado a tornar mais verdes as PME do ecossistema de proximidade e Economia Social.
Conforme anunciado no Plano de Ação para a Economia Social, a Comissão Europeia pretende aumentar a capacidade da economia social para adotar e desenvolver práticas, produtos e serviços mais ecológicos. Apoiado pelo Programa para o Mercado Único, este convite será de particular relevância para atingir estes objetivos.
o prazo de submissão de candidaturas é 14 de fevereiro de 2023.
Informação adicional pode ser consultada no website da EISMEA: Greening social economy SMEs and entrepreneurs in the proximity and social economy ecosystem through transnational co-operation (europa.eu).