Conferência Europeia de Economia Social em Liège: A Economia Social no centro das transições. 12 e13 de fevereiro.
A CASES participou na conferência “A economia social no centro das transições” que teve lugar em Liège, nos dias 12 e 13 de fevereiro, no âmbito da Presidência Belga do Conselho da UE. A conferência contou com mais de 600 participantes, em dois dias intensos de intercâmbio, aprendizagem e celebração do impulso global que a economia social vive atualmente. Estiveram representados19 Estados-Membros da EU. Paralelamente, foi também organizada uma Reunião do Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo, presidido pela Bélgica em 2024, na qual participou o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos. Os principais resultados desta reunião foram o compromisso de apoiar a criação de um secretariado que garanta a continuidade e o ritmo de trabalho do Comité e a assinatura do Roteiro de Liège por 24 Estados-Membros, incluindo Portugal.
O Roteiro de Liège é um documento que propõe 25 compromissos para impulsionar a Economia Social na Europa, incluindo medidas para facilitar o acesso ao financiamento, implementar quadros e estratégias regulamentares, aumentar a sensibilização e melhorar a recolha de dados sobre questões da economia social, entre outros.
A conferência “A economia social no centro das transições” centrou-se nas transições inclusiva, verde e digital, com uma sessão plenária dedicada a cada uma. A conferência incluiu ainda workshops e visitas a empresas e organizações da economia social nas tardes 12 e 13 e à Aldeia da Economia Social, com vários stands.
OIT – Curso online sobre Economia Social e Solidária (ESS): Quatro módulos sobre estão agora disponíveis em árabe, português e russo.
O pacote de sensibilização para a ESS consiste agora em quatro módulos que analisam os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças na transição para a economia formal através de mecanismos de ESS, e a importância da voz dos trabalhadores numa nova economia. O curso também cobre questões como a importância de uma abordagem integrada da ESS em relação à economia circular, à Agenda do Trabalho Digno, à Transição Justa e aos ODS.
Os quatro módulos do curso são:
Módulo 1 – A ESS como um agente de mudança: compreender o conceito e os seus blocos de construção – disponível em árabe, inglês, francês, português, russo e espanhol
Módulo 2 – A economia social e solidária como ferramenta para o trabalho digno e a inclusão – disponível em árabe, inglês, francês, português, russo e espanhol
Módulo 3 – Acompanhamento da resolução sobre trabalho digno e economia social e solidária – disponível em árabe, inglês, francês, português, russo e espanhol
Módulo 4 – O papel fundamental da ESS na promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável – disponível em árabe, inglês, francês, português, russo e espanhol
Mais informações em: Four Modules on the SSE are now available in Arabic, Portuguese, and Russian (ilo.org)
Centro Europeu de Competências para a Inovação Social lança convite à apresentação de propostas no âmbito da Iniciativa FSE+ e Inovação Social Plus.
O Convite à apresentação de propostas «Abordagens inovadoras para mitigar as consequências sociais da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia nos países da UE» (ESF-SI-2024-UA-01) responde à crise em curso resultante da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. Apoiará projetos transnacionais que visem a transferência ou expansão de inovações sociais e contribuam para os seguintes objetivos principais:
- Integração e inclusão social dos refugiados que fogem da Ucrânia.
- Mitigação das consequências da crise nas sociedades dos Estados-Membros e no seu público.
Este convite é dirigido, também, a entidades da economia social.
O prazo para apresentação de candidaturas é 24 de abril de 2024 às 17 horas.
Para mais informações e sessões de matchmaking sobre este convite, consulte o site https://www.esf.lt/en/extended-innovative-approaches-to-mitigate-the-societal-consequences-of-russias-war-of-aggression-against-ukraine-within-eu-countries/1373 .
Procura parceiros transnacionais ou uma fonte de inspiração? Consulte o banco de dados Social Innovation Match.
Cooperatives Europe – Apelo à ação na educação.
A Cooperative Europe lançou um apelo à ação, dirigido à Comissão Europeia, apelando a uma melhor inclusão da dimensão cooperativa em todas as iniciativas europeias relacionadas com a educação. A Cooperatives Europe defende a integração de modelos e valores cooperativos em todos os níveis de ensino, incluindo os currículos de empreendedorismo, nos programas Erasmus+ e, de um modo mais geral, a necessidade de reconhecer a diversidade dos modelos de negócio na Europa.
Mais informação em: Call for the Inclusion of Cooperative Business Models in European Education Initiatives – Cooperatives Europe (coopseurope.coop)
CEPES – Relatório O impacto socioeconómico dos valores e princípios da economia social em Espanha.
Este relatório realiza uma análise de impacto que permite uma melhor compreensão dos efeitos que os princípios da economia social têm na sociedade. Está estruturado em quatro capítulos e uma introdução. A fim de enquadrar os resultados obtidos, o primeiro capítulo analisa o tecido produtivo da economia social em Espanha, centrando-se no seu desenvolvimento através de territórios e setores, no empreendedorismo existente e na sua evolução ao longo dos anos. O segundo capítulo verifica e quantifica os potenciais efeitos associados a estas empresas em dois eixos: o seu contributo para a coesão social e o seu contributo para a coesão territorial. O terceiro capítulo mede o impacto da maioria dos efeitos anteriormente identificados e medidos para o mercado ou subsetor empresarial das empresas da Economia Social, em termos de emprego e avaliação monetária. Por último, o relatório termina com um quinto capítulo que, a título de conclusões, resume os principais resultados obtidos.
Consulte o Relatório de análise: 144.pdf (cepes.es)
Consulte o Relatório completo: 141.pdf (cepes.es)