O CEV – Centre for European Volunteering divulga uma imagem atualizada do Ecossistema do Voluntariado, uma imagem que, sendo um diagrama, pretende dar a conhecer vários conceitos que formam este “Ecossistema” ligado ao Voluntariado.
O diagrama está disponível para leitura em inglês, porém, neste artigo, ajudamos a interpretar esta imagem de uma forma sucinta em português.
A imagem divide-se em três pontos fulcrais: Voluntariado esporádico, Voluntariado de continuidade e comunidades colaborativas.
No voluntariado esporádico, divide em planeado (eventos culturais, desportivos, que de alguma forma são planeados) e não planeados (desastres naturais, etc, onde voluntários(as) reagem a situação de calamidade). Destaca ainda o Corpo Europeu de Solidariedade como uma das ações de voluntariado planeada.
No Voluntariado de Continuidade, dá exemplos de várias áreas incluídas, nomeadamente ambiental, social e de saúde, cultural, de desenvolvimento, desporto, e até voluntariado online.
Nas comunidades colaborativas estão representados vários aspetos que se conectam ao voluntariado, mas também ao civismo e à sociedade, nomeadamente prevenção de crises e respostas; resiliências e sustentabilidade; mudanças no sistema; entre outras.
Por fim, mas não o menos importante, destaca ainda os valores conduzidos para que o Voluntariado aconteça. Estes valores passam pela solidariedade; democracia; equalidade; liberdade; dignidade humana e direitos humanos.
Se ainda colocarmos em perspetiva todos estes aspetos, teremos o Voluntariado Formal e Informal, Ajudar Pessoas e também Melhorar o Ambiente em que vivemos.
Para saber mais sobre o CEV, saiba mais, aqui.