Decorreu hoje, dia 8 de outubro de 2018, na sede social da CPES, a Assembleia Geral eleitoral para o mandato 2018/2021, onde foram votadas a composição da Assembleia Geral (delegados) e a lista candidata aos Órgãos Sociais.
A CPES, que conta com nove entidades fundadoras – a ANIMAR – Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento Local, CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), CONFECOOP (Confederação Cooperativa Portuguesa, CCRL), CPCCRD (Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto), CPF (Centro Português de Fundações), UMP (União das Misericórdias Portuguesas), UMP (União das Mutualidades Portuguesas), e a APM (Associação Portuguesa de Mutualidades) – representa, quase na sua plenitude, o universo das entidades da Economia Social portuguesa.
Com uma votação por unanimidade, a Posse dos Órgãos Sociais realizou-se imediatamente após a aprovação da Ata da Assembleia.
Constituição da Lista Vencedora:
Assembleia Geral
Presidente – Mª do Céu Baptista Ramos – CPF
Vice-Presidente – Jorge de Sá – APM
Secretário – José dos Santos Almeida – UMP (Mutualidades)
Direção
Presidente – Manuel dos Santos Gomes – CONFAGRI
Vice-Presidente – Manuel Augusto Lopes de Lemos – UMP (Misericórdias)
Vice-Presidente – João Carlos Gomes Dias – CNIS
Vice-Presidente – Rogério Manuel Dias Cação – CONFECOOP
Vice-Presidente – Marco Paulo Tavares Sousa Domingues – ANIMAR
Conselho Fiscal
Presidente – Mª Clementina Henriques – CPCCRD
Vogal – João Filipe Esteves Cardoso – UMP (Mutualidades)
Vogal – João Adelino Marques Pereira – APM
Este passo, revestido da maior importância, será o início de um novo futuro em prol do reconhecimento do setor da Economia Social.
A CASES, no âmbito das suas atribuições, estará sempre disponível para apoiar o processo de construção, e desenvolvimento, da CPES, entidade associativa autónoma e independente dos poderes públicos.