No passado dia 9 de janeiro, realizou-se o tão aguardado evento para 21 autarquias deste país. No Teatro Thalia, em Lisboa, recebemos cerca de 70 pessoas, com o intuito de receberem os tão merecidos prémios do «Galardão Autarquia Voluntária».
O Galardão Autarquia Voluntária, iniciativa realizada pela CASES, e cuja primeira edição foi, precisamente, em 2023, visa dar reconhecimento, através da avaliação de projetos e boas práticas, às Autarquias que levam a cabo a missão de divulgar, sensibilizar e incentivar à prática de Voluntariado no seu território.
Na primeira edição, 21 autarquias tiveram representação para receberem o seu Galardão. A lista, focada em elementos de Norte a Sul do país, nomeadamente os Municípios de Alenquer, Amarante, Anadia, Arouca, Cascais, Guimarães, Mafra, Maia, Matosinhos, Ourém, Paredes, Portimão, Porto, Póvoa do Varzim, Torres Novas, Trofa, Vila Nova de Gaia, Vila Verde, Viana do Castelo e Viseu, e ainda a Junta de Freguesia de São Pedro Fins.
Para o início da cerimónia, ouviram-se as palavras de Eduardo Graça, Presidente da CASES, de Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e de Ordenamento de Território, e de Carla Ventura, vice-presidente da CASES, que visaram a importância de haver iniciativas como estas para apelar à atividade voluntária local e regional, e o devido reconhecimento de quem o faz.
Para a cerimónia de entrega, onde vários intervenientes foram entregando os Galardões aos respetivos representantes das Autarquias, ainda tivemos oportunidade de ouvir o proferir de palavras de cada um destes representantes, onde a maioria demonstrou alegria e orgulho no trabalho que se tem vindo a desenvolver em cada uma das Autarquias para o incentivo à prática da atividade voluntária, e ainda se ouviram rasgados elogios à organização desta iniciativa para o reconhecimento destas competências e destes projetos.
«Este reconhecimento não vai alterar o nosso trabalho, mas sim motivar-nos a fazer mais» ou «as pessoas são o nosso maior património» são exemplos de palavras que foram proferidas por dois dos representantes de Autarquias que tiveram, merecidamente, direito a esta distinção por parte da CASES.
Por fim, ainda foi possível ver a entrega de uma menção honrosa, pela qual a Autarquia de Matosinhos foi distinguida, pelo projeto denominado «Voluntariado Autárquico», que se distinguiu como a «boa prática».
Para terminar a cerimónia, Carlos Alberto Moniz proporcionou a todos os participantes uma espetacular atuação, onde «miúdos» e «graúdos» vibraram com canções de relembrar a infância de uns, e avivar a memória de outros.
Finalizando esta celebração, saiu-se do Teatro Thalia e regressou-se a casa com a certeza de que a motivação de querer fazer mais pelo Voluntariado ficou bem viva naquele auditório, por parte das Autarquias.
O Galardão Autarquia Voluntária é uma iniciativa da CASES, que visa reconhecer projetos, divulgações e sensibilizações por parte das Autarquias para a boa prática e difusão do Voluntariado nos seus concelhos.