A inauguração da exposição Sérgio ’19 teve lugar no dia 10 de outubro, pelas 18h30, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto.
A cerimónia de abertura contou com as intervenções do Presidente da Direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Eduardo Graça, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e com a atuação do Tenor João Miguel Gonçalves acompanhado ao piano pelo Professor Jairo Grossi.
* “A exposição biobibliográfica e videodocumental “Sérgio ’19” está patente ao público no átrio da Câmara do Porto, convidando a conhecer melhor a vida e obra do pensador, escritor, pedagogo e “pai” do cooperativismo português.
A exposição, que esteve anteriormente na Assembleia da República, assinala os 50 anos da morte de António Sérgio (1883-1969), “uma figura ímpar da nossa História e do nosso pensamento”, como descreveu o presidente da Câmara, Rui Moreira, considerando que a obra cívica de António Sérgio torna a sede do Município o local mais indicado para esta exposição, por ser “a casa do povo”.
Reunindo manuscritos de António Sérgio, depoimentos áudio e vídeo de várias personalidades, algumas das quais conviveram com o homenageado, além de outros documentos e livros, “Sérgio ’19” constitui “um repositório documental de originais do arquivo pessoal de António Sérgio”, salientou por seu lado o presidente da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Eduardo Graça, recordando que esse arquivo pode ser acedido online ou diretamente na vivenda da Lapa, em Lisboa, onde viveu António Sérgio.
A exposição abre assim um percurso através da vida, da obra e das ideias de António Sérgio, pelo que tem como temas centrais os ligados ao Cooperativismo, à Educação e à Política. Está organizada numa perspetiva cronológica e tem como pontos marcantes o ano do nascimento, de António Sérgio (1883), o da morte (1969) e o do tributo (2019). Constitui, por isso, um convite aos visitantes para, através de manuscritos, edições, fotografias e outros documentos e registos, refletirem sobre a atualidade destes temas com a ajuda do “homem que pensou Portugal”, mas percorreu mundo e foi um agitador social.”
Sérgio´19 é uma exposição documental; a visão de conjunto – da vida, obra e ideias de António Sérgio – será construída por cada visitante a partir de todos os elementos;
Todos os documentos expostos são originais – não se utilizaram reproduções. Os documentos pertencem ao Arquivo António Sérgio, situado na Casa António Sérgio, que é parte integrante da estrutura da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Os expositores foram desenhados para permitir a itinerância da exposição, no seu todo ou em parte, por módulos, um pouco à imagem do próprio Sérgio que, por vontade, obrigação ou nascimento, percorreu uma grande parte do mundo;
No endereço www.sergio19.net estão disponíveis todos os documentos que fazem parte da exposição.
Momentos da Exposição
Uma timeline disseminada por 16 vitrines;
Documentação original exposta (fotografias, notas manuscritas, dactilografadas, provas corrigidas, livros, etc.);
Sala de leitura (com livros de e sobre António Sérgio);
Poster grátis com informação sobre António Sérgio.
Outras informações
A exposição Sérgio ’19 ficará patente ao público até dia 6 de dezembro, de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 17 horas. A entrada é livre.
Final da itinerância da exposição Sérgio ’19.
Galeria