Intergrupo Economia Social

By Notícias Comentários fechados em Intergrupo Economia Social



14.01.2015
Foi restabelecido o Intergrupo Economia Social

A Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu confirmou oficialmente o restabelecimento do Intergrupo Economia Social.
Esta importante decisão foi conseguida graças ao apoio de mais de 80 deputados europeus de 6 grupos políticos diferentes.
O Deputado Jens Nilsson (S&D, Sueco, e coordenador do Intergrupo declarou: “Estou muito feliz que tenhamos conseguido isto. Espero agora continuar o diálogo com o setor, deputados dos diferentes grupos e Estados membros no novo Intergrupo Economia social”. Referindo-se ao amplo apoio ao Intergrupo acrescentou: “No Parlamento Europeu há um amplo apoio de membros que consideram que a economia social é deveras importante no fortalecimento da Economia e democracia europeias.”
Alain Coheur, Presidente da Social Economy Europe, disse que durante a última legislatura, a sua organização, juntamente com grande número de outras organizações da sociedade civil e autoridades locais, tem trabalhado com sucesso com os deputados do Parlamento Europeu no Intergrupo, pela primeira vez criado em 1990.
“O Intergrupo Economia Social do Parlamento Europeu tem um registo impressionante enquanto plataforma que facilita o diálogo interparlamentar e elo de ligação o setor da economia social e os membros do Parlamento. O restabelecimento do Intergrupo Economia Social é prova da necessidade sentida da sua existência e eficácia”.
A Economia social é uma importante realidade na UE, representando mais de 2 milhões de empresas e providenciando emprego pago a mais de 14,5 milhões de europeus, representando cerca de 6,4% da população trabalhadora na UE. Mas para lá da sua importância quantitativa, a Economia social demonstrou a sua capacidade de resolver os novos desafios sociais e ambientais e a sua posição de sector indispensável ao crescimento económico sustentável, rendimento e distribuição da riqueza com maior justiça e fortalecimento da democracia económica europeia.
Neste contexto de crise económica, as principais famílias da economia social (cooperativas, mutualidades, fundações e associações) demonstram um importante potencial de crescimento e de criação de emprego na UE. O novo Intergrupo Economia Social será uma importante ferramenta de diálogo entre as organizações da Economia social e as Instituições Europeias (Parlamento, Comissão e Conselho) na promoção do papel da Economia social na União Europeia. 

  • Share: