O Konsê é um projeto de intervenção que pretende combater a privação de medicamentos em São Tomé, mais concretamente no Centro de Saúde da cidade de Neves.
A população de São Tomé vive constantemente privada dos medicamentos certos. Os médicos tendem a alterar prescrições urgentes por falta dos medicamentos e a população não tem dinheiro para os comprar, dado o elevado preço da procura.
O que se verifica é que, não havendo registos de consumos de medicamentos e produtos de saúde e bem-estar, os santomenses não conhecem as verdadeiras necessidades. Algumas ONGS que os apoiam no envio destes consumíveis lamentam a incoerência das listas que lhes são entregues com os dados demográficos da população.
É então por isto que surge o Konsê! Este projeto pretende então criar uma base de dados, no Centro de Saúde de Neves, que reúna informações tais como existências, consumos, prescrições médicas, medicamentos e consumíveis em falta. Com estes registos é possível conhecer-se as necessidades mais urgentes bem como as quantidades precisas a um custo mais reduzido.
Assim, a política de aprovisionamento dos medicamentos torna-se + sustentável e damos todos juntos “Um Passo Na Saúde”!