A Câmara Municipal da Maia assumiu o compromisso de Capital Portuguesa de Voluntariado para o ano de 2025, através de uma cerimónia de abertura pública, realizada na passada segunda-feira, dia 20 de janeiro de 2025, que também contou com a presença de Luís Montenegro, primeiro-ministro.
Esta distinção, criada pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, trará à autarquia um plano de atividades «dinâmico e ambicioso», durante todo o ano, com o objetivo de dar a conhecer o Voluntariado, não só na Maia, mas em todo o país.
O Município da Maia é o segundo a obter este reconhecimento, dado que Cascais foi o primeiro a ser Capital Portuguesa do Voluntariado, em 2024. Para além de ser Capital Portuguesa de Voluntariado, o Município da Maia ainda será, em 2026, Capital Europeia de Voluntariado, distinção criada pelo CEV – Centre for European Volunteering.
Reforça-se que, para além da Capital Portuguesa de Voluntariado, Maia e outros 25 municípios serão galardoados com o Galardão Autarquia Voluntária, iniciativa da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social para enfatizar as boas práticas organizadas pelas autarquias locais e municipais.