33.º CONGRESSO COOPERATIVO MUNDIAL
Irá decorrer, de 1 a 3 de dezembro de 2021, o 33º Congresso Cooperativo Mundial, em Seul, República da Coreia.
O congresso será a primeira oportunidade desde o início da pandemia COVID-19 para cooperadores de todo o mundo se encontrarem e aprenderem uns com os outros e com palestrantes de renome internacional.
O Tema Geral do Congresso deste ano é o Aprofundamento da Identidade Cooperativa e foi escolhido para marcar o 125º aniversário da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e o 25º aniversário da Declaração sobre a Identidade Cooperativa. Este Congresso é uma oportunidade para celebrar e olhar para o futuro através de uma lente cooperativa.
Este será um Congresso histórico – com possibilidade de presença física ou de conexão online. Este evento híbrido tornará o Congresso, mais do que nunca, acessível a mais pessoas no movimento cooperativo. Serão examinadas as bases do movimento cooperativo, explorando a sua identidade para construir um futuro mais seguro. Serão abordados temas como os desafios provocados pela pandemia COVID-19, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, paz e igualdade, futuro do trabalho, habitação e energia. As discussões terão como objetivo aprofundar a identidade cooperativa examinando os seus valores, fortalecendo as suas ações, comprometendo-se com os seus princípios e vivendo as suas concretizações.
As cooperativas têm um papel vital a desempenhar neste futuro, ajudando o mundo a reconstruir-se melhor, juntos. Isso significa reconstruir de forma mais justa, reconstruir de forma mais verde e reconstruir cooperativamente.
Mais informações: https://www.ica.coop/en/events/33rd-world-cooperative-congress
* * *
A TASK FORCE DA ONU SOBRE ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA (UNTFSSE) REALIZOU SUA 36ª REUNIÃO ORDINÁRIA
A 36ª reunião da UNTFSSE foi virtualmente realizada em 27 de julho de 2021 e reuniu 35 participantes de quatro organizações membros da ONU (OIT, UNRISD, UNDESA, UNDP-ART), doze organizações de observadores (CIRIEC, EURICSE, Catalyst2030, DIESIS, GSEF, Rede Euclid, Social Economy Europe, SSE International Forum, RIPESS, CSEND, EESC e ICA).
Foram discutidos temas relevantes para a Economia Social e Solidária como os objetivos prioritários do plano de trabalho da UNTFSSE, incluindo o processo que levou a uma resolução da ONU sobre a ESS;
Foram partilhadas atualizações sobre as atividades em andamento e futuras do Knowledge Hub ESS – uma plataforma online que pretende reunir trabalhos de qualidade sobre ESS.
Mais informações em: https://www.ilo.org/global/topics/cooperatives/sse/WCMS_815680/lang–en/index.htm
* * *
PUBLICAÇÕES RECENTES SOBRE ESTATÍSTICAS NO DOMÍNIO DA ECONOMIA SOCIAL:
Producing Statistics on Social and Solidarity Economy: The State of the Art Marie J. Bouchard e Gabriel Salathé-Beaulieu
Mapping International SSE Mapping Exercises Coline Compère, Barbara Sak, e Jérôme Schoenmaeckers
Producing Statistics on Social and Solidarity Economy: Policy Recommendations and Directions for Future Research Rafael Chaves Ávila
* * *
PRÉMIO EUROPEU DE ECONOMIA SOCIAL DE 2021
A Social Economy Europe (SEE), em cooperação com os seus membros e parceiros, lança a primeira edição dos European Social Economy Awards. Este evento será repetido a cada dois anos.
Os European Social Economy Awards 2021 reconhecerão as empresas e organizações de economia social que apoiam e enriquecem as comunidades, contribuindo para a sociedade no combate a alguns dos maiores desafios sociais, ambientais, económicos e tecnológicos da atualidade. Os prémios visam aumentar a visibilidade da economia social, em toda a sua diversidade e nos vários sectores e países, com abordagem europeia (incluindo países parceiros dos Balcãs Ocidentais, Parceria Oriental, Turquia, Mediterrâneo Meridional e Federação Russa). Os prémios também servirão de inspiração para outros atores da economia social, autoridades públicas e cidadãos que desejam tornar-se empreendedores, ativistas e agentes de mudança. Estes prémios de economia social terão três categorias:
- Inovação Social: Inclui organizações que trabalham para a inclusão de pessoas em risco de exclusão social, pessoas com deficiência, migrantes, pessoas afastadas do mercado de trabalho; e / ou organizações que prestam serviços sociais inovadores de interesse geral e soluções para questões sociais.
- Transição Verde: Para organizações que trabalham por uma Transição Verde e Justa, ao mesmo tempo que defendem os valores da economia social. Isso pode incluir energia renovável, habitação, mobilidade sustentável, economia circular, gestão da água, produção sustentável de alimentos, educação ambiental e ecológica e ativismo, entre muitas outras áreas.
- Digitalização e Competências: Para organizações que trabalham na qualificação e requalificação de trabalhadores da economia social, potenciais empreendedores, estudantes, etc. Esta categoria também abrange iniciativas de economia social que operam na economia digital ou com um foco importante na inovação tecnológica.
As candidaturas para cada uma destas três categorias podem ser apresentadas aqui antes do prazo limite, que é segunda-feira, 6 de setembro, às 14h00 CEST.
Um júri formado por especialistas em economia social, investigadores, decisores políticos e representantes de instituições da UE selecionará dois finalistas para cada categoria. Um membro de cada organização selecionada como finalista será convidado para a cerimónia de 12 de outubro na Eslovénia, no âmbito da Presidência Eslovena do Conselho.
https://www.youtube.com/watch?v=ZaTz379pqBU
* * *
CONFERÊNCIA OCDE SOBRE ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA
A conferência virtual de alto nível “A Economia Social e Solidária: Das Margens ao Mainstream” irá realizar-se de 13 a 16 de setembro de 2021. Mais informação em: https://event.inwink.com/social-and-solidarity-economy?searchtext=&page=1