Estratégias para a Economia Social
No âmbito da execução do plano de ação para a economia social , a Comissão Europeia adotou a 13 de junho de 2023, uma proposta de recomendação do Conselho sobre o desenvolvimento das condições-quadro da economia social.
A recomendação foi posteriormente adotada pelo Conselho em 27 de novembro de 2023. Este ato jurídico recomenda aos Estados-Membros que concebam e implementem estratégias que reconheçam e estimulem a economia social.
O Portal de Economia Social da Comissão Europeia reúne informação sobre como estas estratégias podem ser eficazmente desenvolvidas e implementadas. De acordo com a Comissão, uma estratégia global para a economia social deve ter em conta cinco elementos constitutivos essenciais: Visão e objetivos; Quadro administrativo e institucional; Mecanismos de consulta; Visibilidade e reconhecimento e Acompanhamento e avaliação.
A CASES participou nos três workshops promovidos pela Comissão Europeia no sentido de apoiar os Estados Membros a criar ou desenvolver estratégias nacionais e regionais. O caso português foi usado como exemplo de boas práticas relativamente aos mecanismos de consulta e envolvimento dos stakeholders, tendo por base a experiência e modo de funcionamento da CASES e do Conselho Nacional para a Economia Social (CNES).
Mais informação sobre os workshops e materiais produzidos no seu âmbito pode ser consultada na página dedicada às Estratégias de Economia Social do Portal de Economia Social da Comissão: “Social Economy Strategies”
.
ONU organizou evento de pré-lançamento do Ano Internacional das Cooperativas 2025
O Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) e o Comité para a Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC) realizaram um evento de lançamento do Ano Internacional das Cooperativas 2025, a 9 de julho, na sede da ONU em Nova York. O evento reuniu representantes de vários países, organizações cooperativas e agências da ONU para discutir o papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável e os planos para celebrar o Ano Internacional.
O evento destacou as diversas contribuições das cooperativas em todos os setores, incluindo agricultura, finanças, habitação, saúde e energia renovável. Representantes de diferentes regiões partilharam os seus planos para estabelecer comités nacionais, interagir com governos e promover cooperativas através de várias atividades e iniciativas durante o Ano Internacional.
O evento começou com discursos de abertura de representantes das Nações Unidas, incluindo Simael Isham da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e discursos de embaixadores e representantes da Mongólia, Quénia, Índia e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Eles enfatizaram a importância das cooperativas na construção de um mundo melhor, na resposta aos desafios globais e na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os oradores destacaram os contributos das cooperativas em vários sectores e apelaram a um maior apoio e reconhecimento do movimento cooperativo.
Representantes de várias organizações cooperativas e países partilharam os seus planos para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas em 2025. Estes incluíram a criação de comités nacionais, a organização de campanhas de sensibilização, a defesa de políticas de apoio e quadros legais, a promoção de cooperativas na educação e entre os jovens e a realização de eventos regionais e internacionais. O lançamento global do Ano Internacional está agendado para novembro de 2024 em Nova Deli, Índia, organizado pela IFFCO.
Representantes de organizações cooperativas de diferentes regiões, incluindo América Latina, Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte, partilharam as suas perspetivas e planos para o Ano Internacional. Eles destacaram os desafios enfrentados pelas cooperativas, como a falta de consciencialização e as barreiras legais, e discutiram estratégias para enfrentar esses desafios. Foi enfatizada a importância de envolver os jovens, promover a educação e alavancar a tecnologia. Para mais informações sobre o evento de pré-lançamento do Ano Internacional das Cooperativas 2025, incluindo o vídeo do evento, visite: https://social.desa.un.org/issues/cooperatives/events/international-day-of-cooperatives-9-july-2024
.
YECN – Young European Cooperators Network
A Rede de Jovens Cooperadores Europeus é uma rede informal composta por jovens cooperadores com menos de 40 anos, de toda a Europa, promovida pela Cooperatives Europe.
A Rede tem por objetivo promover intercâmbios, ensinar sobre o modelo cooperativo, partilhar boas práticas e promover os interesses de jovens cooperadores e está neste momento a promover o inquérito mapeamento de cooperação jovem, com o objetivo de obter informações em primeira mão sobre os jovens do movimento cooperativo a nível nacional e desenhar o estado da arte das redes de jovens cooperadores existentes (ou não) em toda a Europa.
Inquérito disponível em: https://tally.so/r/wveeq8
Mais informação sobre a YECN disponível em: https://coopseurope.coop/young-cooperators-network/
.
Prémio Pioneiros de Rochdale 2024
Estão abertas as candidaturas para o Prémio Pioneiros de Rochdale 2024 da Aliança Cooperativa Internacional, a maior honra concedida pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI).
O objetivo do Prémio é reconhecer, no espírito dos Pioneiros de Rochdale, um indivíduo que contribuiu para atividades cooperativas inovadoras e financeiramente sustentáveis que beneficiaram significativamente os membros da cooperativa. Em circunstâncias especiais, uma organização cooperativa pode ser reconhecida.
O prémio será entregue em Nova Delhi (Índia), de 25 a 30 de novembro de 2024, quando cooperadores de todo o mundo se reunirão para a Assembleia Geral e Conferência bienal da ICA “Cooperativas Constroem Prosperidade para Todos”.
As nomeações podem ser feitas por organizações membros da ACI e organizações solidárias com o movimento cooperativo. Os nomeados devem ser membros ou funcionários atuais ou antigos de uma organização membro da ACI ou de um dos membros ou afiliados dessa organização. Se uma organização for nomeada, em vez de um indivíduo, deve ser uma organização membro da ACI ou um dos membros ou afiliados dessa organização.
Os resultados alcançados pelo nomeado devem:
- Demonstrar visivelmente benefícios para o movimento cooperativo global
- Ser inovadores
- Ser financeiramente sustentáveis e de caráter permanente
- Demonstrar compromisso com os princípios cooperativos
A seleção do premiado final será feita por um comité nomeado pelo Conselho da ACI. Para serem considerados, os formulários totalmente preenchidos e os documentos necessários devem ser recebidos até 31 de agosto de 2024 no seguinte e-mail: [email protected].
Formulário: Rochdale_Award_Form_2024_EN.pdf – Google Drive
.
Portal da Economia Social – Medição de Impacto Social
O Portal de Economia Social da Comissão Europeia tem agora uma página dedicada à Medição e Gestão de Impacto Social, que inclui vários documentos que permitem uma melhor compreensão deste tema, incluindo o guia, em inglês, “Medir, Gerir e Maximizar o seu Impacto. Um Guia para a Economia Social”, publicado pela OCDE.
Aceda à página em: https://social-economy-gateway.ec.europa.eu/topics-focus/measuring-social-impact-new-era-social-economy_en?prefLang=pt&etrans=pt
.
..