25.11.2014
Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres – Dia Laranja
Perto de um quarto das portuguesas tem, pelo menos, um caso de agressão para contar.
As Nações Unidas proclamaram o dia 25, de cada mês, como o Dia Laranja para celebrar A Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
A Desincoop – Desenvolvimento Económico, Social e Cultural, Crl na sequência da Campanha Basta! de Violência contra as Mulheres que promoveu entre Novembro de 2011e Agosto de 2013, no âmbito de um projecto financiado pelo Programa Daphne, convida os cidadãos e todas as organizações a que promovam o uso de uma peça de vestuário ou acessório (lenço, cachecol, gravata, boina) nesta terça-feira, dia 25 de Novembro, para chamar a atenção sobre este Crime.
A Av. Conde de Margaride, em Guimarães, tal como no ano passado, irá vestir-se de laranja numa iniciativa conjunta entre a Desincoop, que aqui está sedeada, e os comerciantes e moradores.
O aumento do número de vítimas e em especial o aumento do número de casos no distrito de Braga justifica que esta ação seja alargada a todo o concelho
A criminalidade continua a descer em Portugal, mas a violência doméstica não acompanha esta tendência, em 2013 registaram-se 40 vítimas mortais, dez das quais do sexo masculino.
Atualmente temos 208 agressores de violência doméstica com pulseira eletrónica, mais do quádruplo do que em 2011, enquanto o número de vítimas do sexo feminino com aparelhos de teleassistência aumentou nove vezes.
A violência contra as mulheres não é só violência doméstica, a discriminação de que continuam a ser vítimas no meio laboral e na retribuição pelo exercício profissional é inaceitável ao fim de 40 anos de democracia.
Não Fiquem Indiferentes
Coloquem as vossa fotos no nosso evento
https://www.facebook.com/events/360291617479959/361526210689833/?notif_t=plan_mall_activity
Tudo começou em 1960, quando as três irmãs dominicanas activistas políticas conhecidas como irmãs Mirabal, foram brutalmente assassinadas por se oporem à ditadura Trujilho.
Desde 1981, como homenagem às irmãs Mirabal, bem como ao reconhecimento global da violência de género, a data 25 de Novembro passou a ser usada por activistas das mulheres como o dia do fim da violência contra as mulheres.
Na sequência da adopção da Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres pela resolução 48/104 de 20 de Dezembro de 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 54/134 de 17 de Dezembro de 1999, designou o 25 de Novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, convidando os governos, as organizações internacionais e ONGs para neste dia organizarem actividades destinadas a sensibilizar o público para o problema dos maus-tratos nas mulheres e meninas.